Saltar navegação

News

05-02-2021

Deucalion: the new world-class green supercomputer in Portugal

(Only Available in Portuguese)

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) assinou um contrato para aquisição de um novo supercomputador petascale EuroHPC, denominado “Deucalion”, com a European High-Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU) e a Fujitsu, a empresa fornecedora da tecnologia.

Este sistema high-performance computing (HPC) ficará instalado no Minho Advanced Computing Centre (MACC), um dos quatro centros operacionais de computação avançada em Portugal coordenados pela FCT. Trata-se de um supercomputador petascale, capaz de executar o desempenho máximo de 10 Petaflops ou 10 milhões de biliões de cálculos por segundo. Esta máquina usará a tecnologia ARM, que se trata do Fujitsu A64FX CPU, usado pelo Fugaku, o supercomputador mais rápido do mundo atualmente.

O Deucalion permitirá o desenvolvimento de um contexto único e inovador para aplicar os princípios europeus e mundiais da computação verde, aproveitando uma infraestrutura totalmente sustentável. Este novo supercomputador resulta de um esforço conjunto e colaborativo cofinanciado pela FCT, pelo Fundo de Apoio à Inovação, o Fundo de Eficiência Energética, os Fundos Estruturais Europeus da Região Norte de Portugal, o Município de Guimarães e a EuroHPC JU que irão contribuir com 6,95 milhões de euros. Representando um investimento conjunto de mais de 20 milhões de euros nos próximos três anos, este novo supercomputador deverá estar operacional no início de 2022.

A Fujitsu foi selecionada através de um concurso lançado em março de 2020. As especificações técnicas do novo Sistema estão descritas aqui.

A capacidade de computação deste novo sistema será complementada por mais quatro EuroHPC petascale supercomputadores a serem instalados nos seguintes centros de supercomputação:

  • LuxProvide, Luxemburgo
  • IZUM, Eslovénia
  • IT4Innovations National Supercomputing Center, República Checa
  • Sofiatech, Bulgária

E também por mais três EuroHPC pre-exascale supercomputadores localizados nos seguintes centros de supercomputação:

 

Anexos: Nota de imprensa

News archive ›