Saltar navegação

News

17-02-2022

PT Space promotes Innovation Award in Space Science and Technology

(Only Available in Portuguese)

A Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space (PT Space) promove pela primeira vez o Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais. Este prémio visa distinguir publicamente um projeto ou iniciativa de uma entidade portuguesa, no âmbito espacial, que se destaque pelo seu carácter inovador no setor, bem como pela sua aplicabilidade, viabilidade e impacto.

CMU

Os projetos/iniciativas elegíveis podem abordar diversas áreas das ciências e tecnologias do Espaço, desde as ciências planetárias à medicina e exploração espacial, ao transporte espacial, entre outras. O seu desenvolvimento deve partir de entidades portuguesas como empresas, centros de investigação, instituições de ensino superior, organismos da administração pública, ou outras que que pertençam ao quadro das organizações da área do Espaço nas quais Portugal participa.

A identificação de projetos/iniciativas como potenciais candidatos é aberta ao público, havendo uma primeira fase do processo de seleção que passa pela nomeação de projetos e iniciativas merecedores de destaque por parte das próprias entidades ou por qualquer pessoa que, conhecendo o projeto e/ou iniciativa, o considere merecedor de distinção. Posteriormente, a Agência Espacial Portuguesa fará uma pré-seleção de entre os nomeados e o vencedor será escolhido por um júri, mediante uma avaliação do grau de inovação, aplicabilidade e impacto dos projetos selecionados. A apresentação de propostas de potenciais candidatos por parte do público está aberta até 25 de fevereiro de 2022, e deve ser feita no formulário de registo, disponível no site da PT Space. No regulamento estão disponíveis informações adicionais sobre o prémio e os projetos/iniciativas elegíveis.

Esta distinção pretende reconhecer o trabalho das entidades que operam neste setor, assim como divulga-lo ao público. O prémio, de natureza simbólica, será atribuído no dia 18 de março, data do 3º aniversário da Agência. Fundada e financiada, em parte, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, cabe à PT Space a implementação da Estratégia Nacional para o Espaço, bem como a gestão, em conjunto com a FCT, dos fundos da ESA, do Observatório Europeu do Sul (ESO), e Observatório SKA (SKAO) e a representação de Portugal nestas organizações internacionais. A FCT, que há mais de duas décadas é a principal fonte de financiamento para o setor espacial industrial e académico português, preside ainda ao General Meeting Board da PT Space.

News archive ›