Saltar navegação

Notícias

31-01-2018

Está aberto o primeiro Concurso Estímulo ao Emprego Científico Institucional

Foi publicado o Aviso de Abertura para o primeiro procedimento concursal de apoio institucional para o financiamento de 400 contratos para investigadores doutorados. O formulário ficará disponível a 22 de fevereiro, e as candidaturas decorrerão até às 17h do dia 22 de março.

 O concurso tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de atividades de I&D, consagrando e estimulando a contratação de investigadores doutorados por instituições científicas, através de concursos anuais dirigidos a essas instituições ou a redes por elas constituídas, considerando o apoio a planos de emprego científico e desenvolvimento de carreiras científicas por instituições de ensino superior, laboratórios de Estado e outras instituições científicas, públicas ou privadas.

O apoio à contratação de investigadores doutorados tem como objetivos apoiar, aprofundar e especializar o exercício de atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e de gestão e comunicação em C&T, orientadas para o desempenho de missões e desafios científicos enquadrados na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030. Pretende-se, ainda, estimular o emprego científico, através da contratação de investigadores doutorados para o exercício de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito dos contextos institucionais que caracterizam o sistema científico e tecnológico nacional (STCN), incluindo cooperação institucional em rede, assim como reforçar as condições para a inovação e o aumento da competitividade do tecido produtivo, social e cultural.

Este procedimento concursal, que conta com a coordenação científica de António Cunha e de António Rendas, decorre ao abrigo do Regulamento do Emprego Científico sobre a abertura de concursos institucionais de apoio ao emprego científico. Corresponde ao primeiro concurso aberto no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico referente a concursos institucionais, ao qual se seguirá a abertura de um segundo concurso até março de 2019.

Arquivo de notícias ›