Saltar navegação

Notícias

23-10-2018

Concurso Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública irá apoiar 15 projetos

Foi divulgado o resultado final do concurso Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública – 2018. Os 15 projetos aprovados envolvem parecerias entre Unidade de I&D e entidades da Administração Pública, em temas como a saúde, os transportes públicos, a gestão dos recursos hídricos ou a utilização de dados do sistema IPSentinel da Agência Espacial Europeia. Ao todo, os projetos representam um investimento de quase 4 milhões de euros ao longo de três anos.

Os projetos selecionados são apresentados numa sessão pública que decorre esta quarta-feira, dia 24 de outubro, no Salão Nobre do Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa. O evento conta com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Esta iniciativa está integrada no Programa em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública, no Roteiro Inovação e no eixo 5 (investigação) da INCoDe.2030, desenvolvidos pelo Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O concurso visa encontrar formas inovadoras de relacionar dados, encontrar padrões, antecipar falhas e otimizar processos na Administração Pública, numa otimização que tem como objetivo beneficiar toda a sociedade.

Arquivo de notícias ›