Saltar navegação

Notícias

30-01-2019

5 de fevereiro | Dia da Internet Mais Segura 2019

Cerca de 140 países assinalam o Dia da Internet Mais Segura no próximo dia 5 de fevereiro. Em Portugal, as comemorações são promovidas pelo Consórcio Internet Segura com a realização de um evento cujo tema central são os Direitos Humanos online e os novos desafios para criar conteúdos na Internet. O evento, que é aberto ao público, decorre na Reitoria da Universidade da Madeira, entre as 9h00 e as 13h00.

A iniciativa conta com as intervenções de Sabrina Vorbau, coordenadora do projeto europeu SELMA (Social and Emotional Learning for Mutual Awareness) que tem como objetivo a não utilização do “Discurso de Ódio” no meio digital; de Matia Losego, formador e ativista pelos direitos humanos online; e de criadores de conteúdos online como o Rapper Malabá, o Youtuber SKILO e os atores da peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0”.

Durante a tarde as comemorações continuam com atividades dirigidas ao público mais jovem na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, da Madeira. Na escola, será apresentada a peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0” encenada pelos atores Pedro Górgia, Alexandre da Silva e Tiago Aldeia.

Ainda no âmbito do Dia da Internet mais Segura 2019, no dia 14 de fevereiro será lançada a série “Zig Zaga na Net”, um projeto de 30 episódios de conteúdo áudio sobre cidadania digital que será emitido na Rádio Online ZigZag. Trata-se de uma nova ferramenta produzida pelo Centro Internet Segura da FCT em parceria com o Centro SeguraNet da DGE — Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, no contexto das suas atividades de prevenção para uso responsável da internet.

As comemorações são promovidas pelo Consórcio Internet Segura, coordenado pela FCT e do qual fazem parte a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a DGE – Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação PT e a Microsoft Portugal.

Mais informações e inscrições em www.internetsegura.pt

Arquivo de notícias ›