Saltar navegação

Notícias

31-07-2019

Número de Bolsas de doutoramento vai subir para 1800

 Presidente da FCT Helena Pereira

A Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Helena Pereira, anunciou que a instituição está a trabalhar no sentido de poder aumentar o número de bolsas de doutoramento. A notícia foi dada na sessão de encerramento do Ciência 2019, que terminou dia 10 de julho e que reuniu cerca de 3300 participantes durante três dias, maioritariamente investigadores e pessoas ligadas ou interessadas por ciência e tecnologia.

 Helena Pereira revelou que “estamos a trabalhar para que, através do apoio dos fundos estruturais portugueses, possamos aumentar o número de bolsas de doutoramento atribuídas anualmente, para 1800 e, talvez, até 1900”. Referiu ainda que esta iniciativa parte de um trabalho conjunto articulado com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério do Planeamento, e com espectativa desta medida ter reflexo já no concurso deste ano.

No encerramento do Encontro Ciência 2019 a Presidente da FCT realizou também um balanço dos últimos meses de atividade da instituição, fazendo referência a alguns dos projetos e iniciativas em curso ou recentemente finalizados. Nomeadamente, a conclusão da última avaliação das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), a concretização do programa de emprego científico, a consolidação dos primeiros Laboratórios Colaborativos (CoLAB) e a preparação do lançamento do concurso de laboratórios associados, que inclusivamente teve uma sessão de discussão aberta no Ciência 2019.

Em 2020 espera-se a realização de mais uma edição do Ciência para debater e apresentar a ciência que se faz em Portugal e no mundo, bem como para incentivar a interação entre os investigadores, o setor empresarial e o público em geral.

Arquivo de notícias ›