Saltar navegação

Notícias

13-07-2021

VIASEF é a nova infraestrutura do Instituto de Higiene e Medicina Tropical

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) inaugurou no passado mês de junho a “VIASEF-In Vivo Arthropod Security Facility”, uma nova infraestrutura científica que é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do Roteiro Nacional de Infraestrutura de Investigação. A inauguração contou com a presença do Vice-Presidente do Conselho Diretivo da FCT, José Paulo Esperança.

A VIASEF, localizada nas instalações do IHMT-NOVA, consiste numa infraestrutura de alta segurança (ACL3), que oferece à comunidade académica, científica e empresarial a possibilidade de desenvolver estudos “in vivo” com artrópodes autóctones, invasivos, exóticos ou transgénicos, vetores de agentes patogénicos causadores de doenças humanas.

Esta infraestrutura também fornece condições laboratoriais seguras para desenvolver projetos com patógenos humanos (transmitidos por vetores ou outros), incluindo os classificados como de risco biológico de nível 3 (e.g. vírus chikungunya, corona, ou estirpes de Mycobacterium tuberculosis multirresistentes).

Mais informações na página do IHMT-NOVA

Arquivo de notícias ›