Saltar navegação

Notícias

20-07-2021

Programa Promove apoia desenvolvimento das regiões do interior

Áreas Geográficas

A FCT e a Fundação ”la Caixa” anunciaram o resultado da 3ª edição do Programa Promove, através do qual foram selecionados de 10 projetos-piloto, 6 ideias inovadoras e 3 projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) mobilizadores para financiamento. A atribuição conjunta de apoios a fundo perdido supera os 2,5 milhões de euros e resulta do acordo celebrado em 17 de junho de 2020 entre as duas instituições, no qual a FCT se compromete a igualar o valor dos recursos que a Fundação ”la Caixa” venha a alocar aos projetos vencedores.

Além do concurso destinado a projetos-piloto inovadores e do concurso de ideias destinado a estudantes de instituições de ensino superior, a parceria com a FCT resultou na abertura de uma nova linha de apoio a projetos de I&D mobilizadores, que visa a promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação em domínios estratégicos definidos pelo Governo português para a valorização das regiões do interior, incluindo: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional.

No total, foram recebidas sessenta e oito candidaturas de projetos-piloto, uma subida superior a 50% face a 2019, catorze propostas de ideias e dezasseis candidaturas à nova linha de projetos I&D mobilizadores.

Após a avaliação das candidaturas apresentadas às duas linhas de projetos, baseada em critérios de qualidade, inovação, impacto no território, sustentabilidade e potencial de desenvolvimento, o júri do Programa Promove selecionou dez projetos-piloto e três projetos I&D mobilizadores de centros de investigação, distribuídos pelas regiões Norte, Centro e Alentejo. Foram também selecionadas seis ideias apresentadas por estudantes de universidades ou politécnicos do Norte, Centro e Alentejo, com base em critérios relacionados com a sua qualidade e exequibilidade, o grau de inovação e o potencial contributo para o desenvolvimento do território.

Criado em 2018, o Programa Promove tem como objetivo estimular iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas regiões. Nas edições de 2018 e 2019, este programa selecionou 13 projetos-piloto inovadores e 7 ideias de estudantes de instituições de ciência e ensino superior localizadas nas áreas abrangidas, com um investimento total de cerca de 1,4 milhões de euros.

Anexos:
Lista dos projetos vencedores

Arquivo de notícias ›