Saltar navegação

Notícias

31-03-2022

Atlas dos Laboratórios Associados

A FCT apresentou o Atlas dos Laboratórios Associados (Atlas of Associate Laboratories 2022) durante a conferência “25 anos da FCT na Ciência: Emprego Científico e Carreiras Científicas”, evento realizado na Universidade de Coimbra, dia 31 de março. Esta conferência integrou o programa dos 25 anos da FCT, composto por 12 sessões científicas, em que se abordarão importantes temáticas para o futuro da ciência em Portugal e na Europa.

Atlas_AssociateLaboratories

O Atlas dos Laboratórios Associados (LA) é uma publicação da FCT que reúne informação sobre as 40 instituições ou consórcios de instituições para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado. Apresenta dados sobre a área de atuação dos LA, os trabalhos desenvolvidos, número de investigadores doutorados, entre outros. Este concurso estabeleceu a atribuição de um financiamento complementar para as atividades específicas dos LA de 23 843 000€ anuais, com início em 2021 e por um período de 5 anos, o qual acresce ao financiamento de 53 469 000€ por ano já concedido às Unidades de Investigação que integram os LA. Os resultados estão disponíveis aqui e os relatórios de avaliação aqui.

Os LA são componentes estruturantes do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e consistem em instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ou consórcios de instituições de I&D, que assumem compromissos institucionais explícitos para a prossecução de objetivos de política científica e tecnológica nacional. Para tal, estes laboratórios devem possuir uma dimensão de recursos humanos e infraestrutura científica que lhes permita de forma sustentada a promoção de carreiras científicas e técnicas para doutorados.

Iniciado em 2019, o processo de atribuição do estatuto de LA foi preparado e conduzido pela FCT com critérios de transparência e o envolvimento da comunidade científica, em que se promoveram amplas discussões informais sobre o regulamento do processo, que culminaram numa discussão pública e publicação do Regulamento dos Laboratórios Associados em 12 de novembro de 2019.

O processo de candidatura a este concurso está aberto em permanência, com um único período de avaliação anual. As candidaturas avaliadas foram submetidas entre 28 de setembro e 29 de outubro de 2020. Podiam concorrer, individualmente ou em consórcio, as Unidades de I&D financiadas pela FCT, com classificação de Excelente ou Muito Bom e com um mínimo de 80 investigadores doutorados integrados no momento da candidatura. Foram submetidas 45 candidaturas, que englobam um total de 118 Unidades e 10.088 Investigadores integrados. A avaliação foi conduzida por um painel nacional, coordenado por Manuel Nunes da Ponte e com a colaboração de um conselho científico internacional. Todas as candidaturas foram apresentadas e discutidas publicamente. (vídeos das sessões).

Esta publicação vem juntar-se ao Atlas das Unidades de I&D, publicação da FCT lançada em janeiro, que reúne informação sobre as 312 Unidades de I&D selecionadas para financiamento no último processo de avaliação da FCT referente ao período de 2020-2023.

Arquivo de notícias ›