Saltar navegação

Notícias

20-04-2022

FCT aprovou a constituição de mais seis CoLAB

A FCT anunciou a aprovação de mais seis Laboratórios Colaborativos (CoLAB) em resultado do 5º exercício de avaliação do concurso para o reconhecimento e a atribuição do título de CoLAB. Estes novos CoLAB aprovados juntam-se à lista dos 35 CoLAB existentes. Consulte o Documento síntese dos 35 CoLAB aprovados após 4 rondas de avaliação.

Os novos CoLAB apresentam um plano estratégico de desenvolvimento em diferentes áreas, que passam pela modernização do sistema ferroviário (RAIL CoLAB), a competência em polímeros (ARCP), a inovação em logística (LogIN), as soluções integradas para o envelhecimento e rejuvenescimento (ABC coLAB), a criação de valor económico e social no sector da água (WATER-CoRe) e a inovação para a criação de valor na gastronomia portuguesa (InnovGastronomy).

Os CoLAB agora aprovados têm 90 dias, após a decisão de atribuição do título, para se constituírem como associações privadas sem fins lucrativos ou como empresas. Os CoLAB visam promover a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais, assim como a criação, direta e indireta, de empregos de alto valor acrescentado em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

O concurso para a atribuição do título de CoLAB está aberto em permanência e a próxima ronda de avaliação irá considerar as candidaturas apresentadas até 11 de novembro de 2022. 

Arquivo de notícias ›