Saltar navegação

Notícias

01-08-2022

Resultados do 5º Concurso de Estímulo do Emprego Científico – Individual

A FCT publicou hoje, 1 de agosto, os resultados provisórios do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual - 5ª Edição (CEEC Individual), no qual são atribuídos mais 400 contratos de trabalho a investigadores doutorados em todas as áreas científicas e que representa um investimento financeiro de mais de 120 milhões de euros. No conjunto das 5 edições realizadas, o CEEC Individual já atribuiu um total de 1900 contratos a investigadores doutorados.

ceecind5

Nesta 5ª edição do CEEC Individual foram avaliadas 2.890 candidaturas e o número de candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 8, numa escala de 1 a 10, foi de 1.458. Os 400 investigadores selecionados distribuem-se em quatro categorias contratuais: 208 contratos de Investigador Júnior, 153 de Investigador Auxiliar, 38 de Investigador Principal e 1 de Investigador Coordenador. As mulheres representam 58,8% dos candidatos selecionados e os investigadores de nacionalidade estrangeira representam 24% do total, significando um decrescimento de 7,5% face ao concurso anterior. Os países com maior representatividade são: a Espanha (22 investigadores), a Itália (21), e o Brasil (13). Consulte o resumo estatístico.

Os candidatos foram selecionados através de um processo de avaliação e classificação realizado por 28 painéis internacionais. A distribuição dos contratos por categoria e por painel científico é proporcional ao respetivo número de candidatos avaliados.

Após esta divulgação de resultados inicia-se o período de audiência prévia, durante o qual os candidatos não selecionados podem contrapor a sua avaliação. Os contratos de trabalho deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa, entre estas e a FCT.

O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016. O CEEC Individual realiza-se anualmente desde 2018. Em baixo é apresentado um quadro com o resumo das 5 edições já concluídas.

Arquivo de notícias ›