Saltar navegação

Notícias

19-08-2022

Primeira declaração All-Atlantic assinada por um conjunto de países

A vertente ministerial do All-Atlantic Ocean Research Forum 2022, que teve lugar em Washington, de 13 e 14 de julho, na National Academy of Sciences, ficou marcada pela assinatura da primeira declaração All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance (AAORIA). Este encontro realizou-se no seguimento do 5º fórum científico All-Atlantic Ocean Research, organizado em Brasília, entre 31 de maio e 2 junho, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Governo do Brasil, em conjunto com Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no qual a comunidade All-Atlantic teve a oportunidade de partilhar o seu trabalho, co-criar e trabalhar em prol duma maior cooperação científica e sustentável em torno do Atlântico.

Aanchor_brasil

A sessão ministerial do fórum, co-organizada pelo Brasil e os Estados Unidos da América, proporcionou uma nova ocasião para que mais de 200 parceiros e peritos de todo o Atlântico - Europa, África, América do Sul e América do Norte - se reunissem para refletir sobre a visão e ambição no âmbito desta cooperação Atlântica. A assinatura AAORIA Declaration pretende ser um compromisso entre os países signatários para que seja estabelecida uma rede de apoio à investigação e inovação oceânicas em toda a bacia atlântica, representando um marco na abertura de novas vias de cooperação em prol dum Atlântico sustentável para todos. Com esta declaração, Estados Unidos da Améria, Cabo Verde, África do Sul, Canadá, Marrocos, Argentina, Brasil e a União Europeia procuram incentivar o desenvolvimento de ciência orientada para os resultados com base no esclarecimento da relação entre o oceano e o clima; monitorizar, proteger e restaurar os ecossistemas marinhos e a biodiversidade; combater os efeitos da poluição marinha; desenvolver ciência que apoie a pesca e a aquacultura sustentáveis; promover uma economia oceânica circular e dinamizar a cultura oceânica e o envolvimento de todos nestas temáticas. Esta aliança tem também como foco a implementação de atividades científicas conjuntas na área do oceano; a partilha de conhecimentos, dados e infraestruturas e a promoção da diversidade, equidade e inclusão de todos os que podem contribuir para a melhoria do Oceano Atlântico.

Este evento foi apoiado pelo projeto AANChOR, coordenado pela FCT, que esteve representado por vários dos seus beneficiários e líderes das ações piloto financiadas. Foram também apresentadas, pela coordenadora do Programa Oceano da FCT e responsável pela equipa de coordenação da CSA AANChOR, as principais conclusões e resultados do evento científico em Brasília e as três dimensões da All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance: a dimensão humana, co-responsabilidade e co-propriedade, bem como co-implementação. Houve ainda lugar à realização de vários eventos paralelos com presença física de partes interessadas de todo o Atlântico e de All-Atlantic Ocean Youth Ambassadors.

Créditos imagem: All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance (AAORIA)

Arquivo de notícias ›