Saltar navegação

Notícias

01-09-2022

UBBU - Plataforma portuguesa para o ensino de Ciência da Computação e de Programação

A UBBU, uma plataforma portuguesa para o ensino de Ciência da Computação e de Programação nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, já abriu as inscrições para os professores que pretendam juntar-se ao projeto no ano letivo 2022/2023. Os professores só precisam realizar o seu registo através do link, sendo que as inscrições estão abertas continuadamente. No entanto, para usufruírem da formação acreditada para este ano letivo, devem inscrever-se até 15 de setembro 2022.

Ubbu

Esta plataforma, gratuita para as escolas públicas do continente, tem como principal objetivo ajudar os alunos a desenvolver competências como a literacia digital, o pensamento computacional ou a capacidade de resolução de problemas, contando com o apoio da INCoDe.2030 e da FCT.

Através de uma plataforma online, os professores ensinam programação através de jogos, vídeos e exercícios interativos organizados em módulos e acompanhados dos respetivos planos de aula. Os conteúdos procuram estar integrados com as outras áreas curriculares e abordam os temas de Cidadania através da referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A UBBU está desenhada para a sala de aula, podendo ser utilizada também à distância e por qualquer professor, mesmo que não disponha de experiência no ensino da programação ou de TIC. Para ajudar os professores a utilizar a plataforma, o projeto disponibiliza formação acreditada gratuitamente.

A utilização da plataforma voltou a crescer em 2021/2022, com mais de 300 agrupamentos em Portugal, 1300 professores e 45000 alunos a realizarem mais de 7 milhões de atividades.

Mais informação em UBBO

Arquivo de notícias ›