Saltar navegação

Notícias

01-09-2022

Bolseira FCT vence o “Testing for Life” Student Award da AOAC/Eurofins Foundation

Sarah Azinheiro, Bolseira de Investigação da FCT a realizar o doutoramento no INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory, venceu o prémio “Testing for Life” Student Award da AOAC/Eurofins Foundation. Nas suas palavras, este prémio “mais do que o reconhecimento do meu trabalho enquanto investigadora, é a prova de que estou no caminho certo e de que em Portugal também se pode fazer investigação de qualidade internacional”.

Sarah_Azinheiro

Sarah revela que teve conhecimento deste prémio através da sua orientadora, a Professora Doutora Marta Prado, que a desafiou a mostrar ao mundo o seu projeto de doutoramento, intitulado “Detecção de patógenos de alimentos rápidos, acessíveis e multiplexados em dispositivos miniaturizados", que consiste num sistema miniaturizado (AKA Lab-on-Chip) mais rápido, barato e automatizado e que simplifica o processo de deteção de bactérias patogénicas em alimentos. No projeto foram testadas e avaliadas diversas técnicas para a deteção de 3 dos mais reportados microrganismos causadores de intoxicações alimentares: Salmonella spp., E. coli O157 e L. monocytogenes. O tempo de resultado da análise foi reduzido de 7 dias para apenas 9 horas. Este sistema torna-se ainda menos variável, acessível a pessoas não especializadas e não necessita de um laboratório, sendo que o seu potencial de aplicação futura vai para além da segurança alimentar, atualmente existindo uma grande procura por soluções semelhantes para a área clínica (saúde).

Em setembro, Sarah irá defender a sua tese de doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha.

A AOAC International, sediada nos Estados Unidos da América, é uma organização que reúne decisores políticos, a indústria e o meio académico para se estabelecerem métodos padrão de análise que garantam a segurança e integridade dos alimentos e outros produtos que têm impacto na saúde pública em todo o mundo. Como líder de excelência analítica, promove a segurança alimentar, a integridade alimentar e a saúde pública, reunindo membros, organizações e especialistas dedicados a desenvolver e validar padrões, métodos e tecnologias de relevância global.

Arquivo de notícias ›