Saltar navegação

Notícias

30-09-2022

Edição 2022 do Concurso de Bolsas Maria de Sousa recebeu 42 candidaturas

O período de candidaturas ao Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa - 2022 SEAGULL - Seeking Epidemiological and Virological Answers terminou no passado dia 29 de setembro, tendo sido submetidas um total de 42 candidaturas. Este concurso FCT, orientado para a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para respostas a fenómenos virológicos, conta com a colaboração da AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica) e visa a atribuição de 10 bolsas.

Maria_de_Sousa

Os objetivos e áreas de conhecimento com maior representação nas candidaturas submetidas focam-se nas “Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias de origem virológica, incluindo vacinas” (23 %), seguido dos objetivos “Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave por vírus” (15%) e “Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate a doenças virológicas” (15%).

As mulheres representam 57% do total das candidaturas submetidas, face a 43% de homens candidatos a este concurso. Quanto a tipologia de bolsa, 78% dos candidatos pretendem realizar o seu doutoramento em instituições nacionais, 17% em regime misto (Portugal e estrangeiro) e apenas 5% integralmente no estrangeiro.

Os candidatos estrangeiros representam 33% e são provenientes de um total de 11 países. O país estrangeiro com mais candidatos a concurso é o Brasil (29%).

Todas as informações sobre este concurso são publicadas na página do concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2022.

Arquivo de notícias ›