Saltar navegação

Notícias

04-10-2022

Parcerias FCT com Fundação “la Caixa” apoiam mais 40 projetos de investigação

As edições de 2022 dos programas e iniciativas de apoio à investigação no âmbito do acordo-quadro de colaboração entre a FCT e a Fundação ”la Caixa” resultaram na seleção de mais 40 projetos de investigação, que significam um investimento de 13 milhões de euros para investigadores e instituições portuguesas. No início deste ano, as duas instituições assinaram acordo-quadro de colaboração, que reforçou esta parceria, iniciada em 2018, e que foi renovada por mais três anos.

Noticia_resumo_parceria_FCT_LaCaixa

Fazem parte desta parceria duas iniciativas e dois programas de apoio, nomeadamente:

- Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b: através do Programa CaixaResearch de Investigação em Saúde, foca-se no apoio a projetos de I&D em biomedicina e saúde, com o intuito de identificar e impulsionar as iniciativas mais promissoras, de maior excelência científica e com mais valor potencial e impacto social, seja no campo da investigação fundamental, clínica ou translacional. Na edição de 2022, foram selecionados 33 projetos para financiamento, 13 dos quais liderados por instituições e investigadores portugueses [3 no Norte, 2 no Centro, 7 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), e 1 no Sul)], num investimento total de quase 9 milhões de euros (2,3 milhões de euros financiados pela FCT).

Encontra-se aberto, de 20 de setembro a 15 de novembro, a sexta edição desta Iniciativa. Mais informação sobre este concurso pode ser consultada aqui.

- Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s: através das Social Research Calls, visa apoiar projetos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destaquem pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, gerem informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Espanha e/ou Portugal. Na edição de 2022 foram apoiados 13 projetos de investigação social inovadores de excelência, 3 dos quais liderados por instituições e investigadores portugueses (1 no Norte, 2 em LVT), num investimento conjunto de cerca de 275 mil euros (90 mil euros financiados pela FCT).

- Programa Promove: destina-se ao apoio de Projetos (I&D Mobilizadores e Projetos Piloto Inovadores) e Ideias inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões do interior de Portugal. Na edição de 2022 foram selecionadas 29 propostas: 13 Projetos-Piloto (5 Norte, 6 no Centro, 2 no Sul), 7 Projetos de I&D Mobilizadores (2 para o Norte, 4 para o Centro e 1 para o Sul) e ainda 9 Ideias Inovadoras, num investimento conjunto para as duas tipologias de projetos – às quais a FCT se associa - de 3,5 milhões de euros (1,2 milhões de euros financiados pela FCT).

- Programa Validate: visa apoiar projetos de investigação biomédica em fase inicial (TRL 1-4) para os ajudar a validar o seu ativo e a definir o respetivo plano de valorização lançado pela Fundação” la Caixa” em 2017 e que conta pela primeira vez com a colaboração da FCT na sua 8ª edição. Na edição de 2022, foram selecionados 15 projetos, 8 dos quais na área de Novas Terapias e 7 de MedTch, sendo que 4 são liderados por instituições e investigadores portugueses, num investimento conjunto máximo de 400 mil euros (100 mil euros financiados pela FCT).

Os diversos concursos no âmbito desta colaboração têm em comum o princípio de financiamento em partes iguais (matching funds), através do qual a FCT iguala, sempre que possível, a contribuição da Fundação ”la Caixa” para projetos de investigação com a participação nacional.

Através desta parceria única e multidisciplinar, orientada para apoiar e estimular novas atividades de investigação e inovação e o posicionamento de Portugal na Península Ibérica e na Europa, desde 2018 já foram financiados pela FCT e a Fundação ”la Caixa” 95 projetos liderados por instituições ou investigadores nacionais, num investimento conjunto de mais de 40 milhões de euros.

Arquivo de notícias ›