Saltar navegação

Notícias

13-10-2022

Portugal assume Presidência do Diálogo 5+5 Investigação, Inovação e Ensino Superior

Portugal vai ter a missão de presidir ao Diálogo 5+5 investigação, Inovação e Ensino Superior para o período 2022-24. O anúncio foi feito na 5ª Conferência Ministerial realizado no âmbito deste fórum, em que Portugal foi representado pela Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves. A conferência teve lugar no passado dia 11 de outubro, em Nouakchott, Mauritânia, ainda sob a presidência da Mauritânia e vice-presidência da Itália no período 2019-2022.

IMG-20221012-WA0042

Desta Conferência Ministerial foi emanada uma Declaração Ministerial e respetivo Plano de Trabalhos para o próximo biénio, assinada pelos representantes Ministeriais dos 5+5 países que constituem este Diálogo nas duas margens do Mediterrâneo, nomeadamente Espanha, França, Itália, Malta e Portugal; Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia. Esta Declaração Ministerial visa construir a “Parceria para a investigação científica, Inovação e Ensino Superior para promover a cooperação, coesão social, emprego de jovens e o desenvolvimento sustentável na região ocidental”.

IMG-20221012-WA0052

Para Portugal, o principal objetivo desta Presidência será promover a cooperação, a coesão social, o emprego das camadas mais jovens e o desenvolvimento sustentável desta região através da implementação de novas ferramentas de trabalho em rede, fomentando a investigação ligada ao desenvolvimento socioeconómico e a cooperação aberta para a investigação e inovação (I&), à medida que se fortalecem os ecossistemas institucionais de I&I e Ensino Superior, promovendo a garantia de qualidade e de práticas de aprendizagem combinada para o desenvolvimento de competências e circulação de talentos, com foco na Economia Azul Sustentável.

Portugal abraça esta desafiante missão com convicção e forte empenho, num esforço conjunto que certamente fortalecerá e consolidará a cooperação entre as comunidades científicas de todos os países deste Diálogo.

Arquivo de notícias ›