Saltar navegação

Notícias

20-10-2022

3ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade FCCN, vai abrir dia 25 de outubro as candidaturas à 3ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada. Este concurso tem como objetivo consolidar e reforçar o sistema tecnológico e científico nacional através de recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação numa colaboração com quatro centros operacionais - Minho Advanced Computing Centre (MACC), Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (LCA-UC), High Performance Computing da Universidade de Évora (HPC-UÉ) e Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD).

datacenter_ca

Estão a concurso 36 milhões de CPU core.horas ou vCPU.horas em plataformas da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA). Serão aceites candidaturas em todas as áreas científicas com utilização de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing - HPC) e /ou Cloud científica ou Virtual Research Environments (VRE) em três tipologias distintas: Acesso Experimental (A0), Acesso Preparatório ou Desenvolvimento (A1) e Acesso Projeto ou Regular (A2). Cada uma destas tipologias dispõe um número máximo de horas de utilização e de duração do projeto.

Para o Acesso Projeto (A2) as candidaturas estarão abertas até 15 de dezembro de 2022. Os dois restantes acessos, A0 e A1, estarão disponíveis em vários lotes de submissões até 31 de maio de 2023 ou até esgotarem os recursos disponíveis.

O Concurso de Projetos de Computação Avançada procura incentivar a utilização de recursos computacionais de HPC e Cloud Científica ou VRE, para obtenção de novos conhecimentos que permitam o avanço científico e tecnológico em todos os domínios do conhecimento. Estes recursos poderão ser úteis para simulações em áreas tão distintas como a modelação climática ou molecular, a inteligência artificial e o estudo de problemas complexos na criação de novos materiais ou o melhoramento de linhas de produção industrial. Esta edição conta com uma nova modalidade de acesso - Ambientes Virtuais de Investigação ou Virtual Research Environments (VRE) em inglês -, que pretende responder às necessidades de colaboração entre investigadores de uma ou mais organizações através da computação em nuvem.

As edições anteriores disponibilizaram até à data mais de 70 milhões de CPU core.horas ou vCPU.horas em plataformas da RNCA. Contam-se mais de 30 publicações científicas e 60 teses de Mestrado ou Doutoramento associadas a projetos aprovados no âmbito destes concursos.

Toda a informação sobre o concurso – tipologias, prazos e processo de candidatura - está acessível na página no site da FCT e na página da RNCA.

No dia 3 de novembro de 2022 pelas 11h30 irá realizar-se uma sessão informativa online sobre o concurso, pode registrar-se aqui.

Arquivo de notícias ›