Saltar navegação

Notícias

24-10-2022

Seminário Final Maratona da Saúde

Realiza-se amanhã, às 17h00, na Sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, o Seminário Final Maratona da Saúde, com o tema "10 anos de sensibilização e financiamento da investigação biomédica em Portugal".

mds

A Maratona da Saúde tem como missão contribuir para o aumento da literacia na área da saúde, sensibilizar para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos inovadores em doenças com extremo impacto social e apoiar a investigação biomédica em Portugal através dos Prémios Maratona da Saúde, uma distinção apoiada e promovida pela FCT.

Este seminário conta com a presença da presidente da FCT, Madalena Alves. Neste evento serão entregues os Prémios Maratona da Saúde em Doenças Infecciosas, que vão para Luísa Peixe, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, distinguida na categoria sénior do galardão com o projeto "Uma nova arma para combater a ameaça crescente da resistência antimicrobiana: caracterização de um potencial antibiótico obtido de um isolado do solo", e para Pedro Pereira na categoria júnior, do ITQB-NOVA, com o trabalho "Mecanismos de reconhecimento intracelular da superbactéria S. Aureus". Destacam-se também as menções honrosas do prémio deste ano, para Cristina Cunha, do ICVS- Universidade do Minho, Katharina Willmann, do Instituto Gulbenkian de Ciência e Manuela Ferreira, da Universidade de Coimbra.

Os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica financiam projetos nas áreas do Cancro, da Diabetes, das Doenças Autoimunes e Alergias, Cardiovasculares, Neurodegenerativas, Raras e Infecciosas. As 8 edições dos Prémios contam já com 19 premiados, 3 menções honrosas, 521 candidaturas e 332 jurados internacionais.

Arquivo de notícias ›