Saltar navegação

Notícias

24-10-2022

Webinar 'O Processo Regular das Nações Unidas / World Ocean Assessment'

A FCT, juntamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) e com a colaboração da Perita Nacional ao Group of Experts, a investigadora Maria João Bebiano, promovem o webinar “O Processo Regular das Nações Unidas / World Ocean Assessment”, que vai ter lugar no dia 8 de novembro 2022 em formato online. As inscrições estão abertas.

noticia_webinar_oceano

Esta iniciativa é especialmente dedicada à comunidade científica portuguesa e procura esclarecer sobre o Processo Regular das Nações Unidas para a elaboração da Avaliação Global do Estado do Ambiente Marinho, incluindo aspetos socioeconómicos, e o World Ocean Assessment III (WOAIII), que consistem num mecanismo global estabelecido pela ONU após a Cimeira Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002. O seu objetivo é contribuir para o reforço da avaliação científica regular do estado do meio marinho, a fim de reforçar a base científica para a formulação de políticas.

Desde o seu início, houve dois ciclos de avaliação do Processo Regular, o primeiro Ciclo entre 2010-2014; e o segundo Ciclo entre 2016-2020. Está atualmente a decorrer, entre 2021 e 2025 o terceiro Ciclo do Processo Regular. O World Ocean Assessment (WOA) é o principal resultado do Processo Regular, tendo sido já publicados os relatórios referentes ao primeiro ciclo (WOAI) e ao segundo ciclo (WOAII).

O envolvimento da comunidade científica portuguesa tem aumentado de um ciclo para o outro, tendo estado envolvidos na elaboração do WOAII 30 peritos nacionais, sendo que ainda há espaço para reforçar a contribuição de Portugal no Processo Regular. Este evento tem também como objetivos: divulgar o Processo Regular/WOAIII, bem como os dois ciclos anteriores (WOAI e WOAII); explicar as mais-valias da participação portuguesa neste processo; angariar novos peritos para as áreas em que Portugal está sub-representado, incluindo na componente socioeconómica; e fortalecer as restantes áreas com mais peritos envolvidos.

O MNE é o representante nacional no Processo Regular, tendo a FCT juntamente com o MNE a tarefa de Ponto Focal Nacional. A investigadora Maria João Bebiano, do CIMA-UAlg - Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, é a perita portuguesa no Group of Experts.

Arquivo de notícias ›