Saltar navegação

Notícias

04-11-2022

33ª Cimeira Luso-Espanhola dedicada à Inovação e Energia

33ª Cimeira Luso-Espanhola dedicada à Inovação e Energia

Realiza-se hoje a 33ª Cimeira Luso-Espanhola, que terá lugar em Viana do Castelo, e é precedida por uma visita ao Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, em Braga, que conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e da Ministra da Ciência e Inovação de Espanha, Diana Morant.

A comitiva será recebida e conduzida na visita ao INL pela Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Madalena Alves, enquanto Presidente do Conselho do INL e pelo Vice-Diretor do INL, Paulo Freitas. Nesta visita haverá um encontro com 24 investigadores e a assinatura do Memorando de Entendimento para a criação de um laboratório ibérico na área alimentar (Iberian FoodTec Lab).

33ª Cimeira Luso-Espanhola dedicada à Inovação e Energia

Esta Cimeira Luso-Espanhola é dedicada ao tema da inovação e visa reforçar o alinhamento, no quadro europeu, na área da energia. Desta Cimeira sairão acordos e memorandos de entendimento para a criação de três projetos de investigação e desenvolvimento entre Portugal e Espanha, no contexto da aplicação dos respetivos fundos europeus dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), assentes em três áreas estratégicas: - Espaço, Energia e Microeletrónica. Os três projetos de investigação são referentes a uma “Constelação de Satélites para a observação da terra”, o Centro de Investigação e Armazenamento de Energia de Cáceres (CIIAE) na área da investigação científica, assim como a colaboração na área da microelectrónica (microchips).

Arquivo de notícias ›