Saltar navegação

Notícias

23-11-2022

FCT apresenta novos apoios aos investigadores no Dia Mundial da Ciência

Dia Mundia da Ciência 2022

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai assinalar o Dia Mundial da Ciência com a organização de uma sessão no dia 24 de novembro, no Teatro Thalia, em Lisboa, com início às 14h30, em que estará em foco a excelência da investigação realizada em Portugal. Na sessão serão apresentados dois novos programas de financiamento da FCT - o Programa ERC-Portugal e o Programa RESTART – bem como o Prémio “Impacto da Ciência na Economia e Sociedade”, a lançar pela FCT e pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE). Será, ainda, realizada a entrega dos Prémios Arquivo.pt 2022 da FCT aos projetos vencedores da edição deste ano. A entrada no evento é livre, sujeita a inscrição e o programa está disponível.

A abertura da sessão do Dia Mundial da Ciência será feita com intervenções do Primeiro-Ministro, António Costa; da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; e da Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Madalena Alves. O programa conta também com a participação da Presidente do Conselho Europeu de Investigação (em inglês, ERC), Maria Leptin, e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que fará o encerramento. Será feita a apresentação do projeto Glycan Switch: Glycans as main switches of B-cell activity in autoimmunity, pela investigadora Salomé Pinho (i3S), vencedora de uma Synergy Grant do ERC.

Na sessão a FCT apresentará novas iniciativas de apoio à comunidade científica:

Programa ERC-Portugal

O Programa ERC-Portugal pretende apoiar os/as investigadores/as a desenvolver a sua atividade em instituições científicas nacionais cujas candidaturas a financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC) tiveram os seus projetos considerados como de elevada qualidade científica e recomendados para financiamento, mas não o conseguiram obter por esgotamento do orçamento atribuído ao concurso. Dado o mérito científico destas candidaturas, a FCT vai apoiar financeiramente, no montante de 250.000€, os/as investigadores/as responsáveis, para que consigam iniciar o projeto de investigação proposto e melhorar as condições de uma futura candidatura ao ERC. O programa é destinado a investigadores/as finalistas no âmbito dos concursos do ERC Starting, Consolidator e Advanced Grant, que se encontrem nessas condições e a desenvolver a sua atividade em instituições científicas nacionais.

No evento estarão presentes Ana Luísa Correia (Fundação Champalimaud), Nuno Raimundo (Universidade de Coimbra), José Melo-Ferreira (Universidade do Porto) e Henrique Veiga Fernandes (Fundação Champalimaud), que foram candidatos às bolsas ERC e que irão fazer uma breve apresentação dos seus projetos.

Programa RESTART

O Programa RESTART consiste numa iniciativa da FCT que visa promover a igualdade de género e de oportunidades na ciência, apoiando quem tenha optado por uma licença parental alargada, através do financiamento de projetos exploratórios em qualquer domínio científico, até ao valor máximo de 50.000€. Desta forma, os/as investigadores/as poderão reiniciar as suas atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), colmatando o período da sua ausência da investigação. É expectável que este programa venha a ter um maior impacto junto das investigadoras, por serem quem mais recorre a licenças alargadas, que implicam uma pausa na sua competitividade, progressão da carreira ou levam ao abandono da atividade de investigação.

Prémio FCT-GEE Impacto da Ciência na Economia e Sociedade

Prémio promovido pela FCT em conjunto com o GEE (Ministério da Economia e do Mar), uma iniciativa que pretende distinguir artigos científicos que contribuam para um maior conhecimento e apontem evidências da forma como os investimentos públicos e privados em ciência e em I&D impactam no desenvolvimento económico e social do país, a competitividade das empresas, o empreendedorismo de base tecnológica, a internacionalização do sistema científico e tecnológico ou a resposta a desafios societais.

Gravação da sessão disponível para visualização aqui.

Arquivo de notícias ›