Skip nav

FCT Registo Individual

Perguntas frequentes

Acabei de submeter o formulário de registo. O que devo fazer para receber os códigos de acesso?

O formulário de pré-registo despoleta o envio automático de um email com um link. Deverá seguir esse link e confirmar a informação que introduziu, e com que passará a estar registado, para que então lhe sejam enviados (também de forma automática) os seus códigos de acesso ao sistema.

Que dados fornece a FCT quando um utilizador se regista?

A FCT fornece:

  • 2 códigos de acesso: Nome de Utilizador e Palavra Chave.
  • 2 chaves de identificação: PIN de Segurança e Chave de Associação.
O que são os códigos de acesso? E para que servem?

Os códigos de acesso, Nome de Utilizador e Palavra Chave, são o par que lhe permite aceder a um conjunto de funcionalidades disponibilizadas pela FCT, por exemplo, Registo Individual, CVs, Submissão de Projectos, Portal de Ciência e Tecnologia, Portal de Investigador Responsável.

Quais são as chaves de identificação?

As chaves de identificação são o PIN de Segurança e a Chave de Associação.

Já não há chave pública?

Agora chama-se Chave de Associação. Destina-se a permitir a associação do seu detentor a uma equipa de investigação, a um projecto, etc. Não é um código público pois só o próprio o pode divulgar. Para evitar confusões e interpretações erradas, este código passou a chamar-se Chave de Associação.

É passível de ser alterada pelo próprio a qualquer momento.

Já não há chave privada?

Agora chama-se PIN de Segurança. O código que era designado por chave privada destinava-se a permitir identificar perante a FCT, de forma única e com garantias de correcta identificação, o utilizador a quem foi atribuida. Deve, por esse motivo, ser pessoal e intransmissível. Para clarificar a sua utilização passou a chamar-se PIN-de-segurança.

Para que serve o PIN de Segurança (antiga chave privada)?

Em contactos com a FCT (telefónicos, email), o PIN de Segurança valida a identificação do interlocutor.

Devo fornecer o meu PIN de Segurança a alguém?

Não, com excepção da FCT. Entrega o PIN do seu cartão de crédito a alguém, a não ser ao seu banco e no caso de lhe ser solicitado para confirmação da sua identidade?

Como recebo os meus códigos de acesso e chaves de identificação?

Após uma submissão de dados de registo correcta, e respectiva confirmação via recepção de email, receberá por email os códigos de acesso (Nome de Utilizador e Palavra Chave). As chaves de identificação ficam disponíveis para consulta no portal do Registo Individual seguindo o link Dados de Registo. Não são enviadas por email.

Ao clicar em SUBMETER na página de submissão de dados de registo recebo a mensagem Documento de Identificação Incorrecto. O que é que isto significa?

Verifique se colocou correctamente o dígito de verificação do documento de identificação. Caso o problema persista, contacte-nos através do email credenciais@fct.pt.

Não recebi o email para confirmação do endereço de correio logo após o pré-registo.

Certifique-se de que preencheu todos os campos do formulário de registo, de que o endereço de email que lá indicou está correcto, que leu a caixa de correio correcta, que a caixa de correio não está cheia e que o seu sistema anti-spam não interceptou o email. Se nada disto funcionar e se a administração de sistema responsável pelo email que utiliza não tiver detectado problemas com o servidor de email, envie um email para credenciais@fct.pt. Use esta ordem de verificação e não assuma que a responsabilidade é da FCT.

Não recebi os meus códigos de acesso. O que faço?

Certifique-se de que preencheu todos os campos do formulário de registo, de que o endereço de email que lá indicou está correcto, que leu a caixa de correio correcta, que a caixa de correio não está cheia e que o seu sistema anti-spam não interceptou o email. Se nada disto funcionar e se a administração de sistema responsável pelo email que utiliza não tiver detectado problemas com o servidor de email, envie um email para credenciais@fct.pt. Use esta ordem de verificação e não assuma que a responsabilidade é da FCT.

Esqueci-me dos meus códigos de acesso. O que devo fazer?

Siga a iperligação apropriada no portal de Registo Individual.

Como devo proceder para alterar os meus dados pessoais no Registo Individual da FCT?

Se pretende alterar Nome, País de Nacionalidade ou Documento de Identificação terá que enviar um email para credenciais@fct.pt com o pedido e dados que o permitam comprovar (p.e., pdf de documento de identificação) e o seu PIN de segurança. Se pretende alterar o endereço de email que consta do seu registo individual, use os seus códigos de acesso para entrar no portal e faça-o.

O meu email mudou. Preciso de o alterar no meu registo individual?

A comunicação da FCT com os utilizadores registados faz-se através do email disponível no registo individual. É da responsabilidade do utilizador alterá-lo. Deve mesmo fazê-lo.

O meu email mudou. Como o posso alterar no registo individual?

Use os seus códigos de acesso (Nome-de-Utilizador e Palavra-Chave) para entrar na área de registo individual e siga a hiperligação Dados de Registo. Nessa página encontrará a caixa correspondente a Dados de Registo e nela poderá alterar o email. Escreva o novo email e clique no botão Alterar email.

Preciso de enviar a minha chave de associação a um colega. Como devo fazer?

Use os seus códigos de acesso (Nome-de-Utilizador e Palavra Chave) para entrar na sua área de registo individual, siga a hiperligação Dados de Registo. Dispõe de uma funcionalidade de envio da sua chave de associação por email para um endereço que indique no portal.

Pretendo mudar a minha chave de associação. Como devo fazer?

Use os seus códigos de acesso (Nome-de-Utilizador e Palavra Chave) para entrar na sua área de registo individual, siga a hiperligação Dados de Registo, na caixa Códigos de Acesso. Dispõe de uma funcionalidade para Alterar a Chave de Associação. Uma nova chave será gerada aleatoriamente.

Alterei a minha chave de associação. Isso altera associações que tenham sido feitas com a chave anterior?

Não.

Quero obter a chave de associação de um colega, como devo proceder? A FCT pode fornecê-la?

Nenhum colaborador da FCT está autorizado a disponibilizar nem os dados pessoais, nem as chaves associadas a um registo. Uma chave de associação de um utilizador registado na FCT pode apenas ser disponibilizada pelo próprio.

Posso alterar a minha Palavra-chave?

Pode alterar a sua Palavra-chave acedendo à sua área de registo individual, seguindo a hiperligação Dados de Registo, na caixa Códigos de Acesso.

O meu registo relativo ao BI ou ao Cartão de Cidadão não contem dígitos de verificação. Que devo fazer?

Deverá entrar na área de registo individual com os seus dados de acesso e completar a informação. Em caso de dúvida, contacte credenciais@fct.pt

Sou cidadão português mas não possuo documento de identificação civil, apenas militar ou passaporte. COmo é que me registo?

Use Passaporte/Outro. Entre em contacto com a FCT se necessário através de credenciais@fct.pt.

Já estou registado na FCT há bastante tempo. O novo formulário de registo obriga a que me registe de novo?

Não. O novo formulário de registo apenas melhora o sistema anteriormente em vigor, não invalidando os registos já efectuados. Será no entanto conveniente (se já não o fez entretanto) aceder à página de entrada http://www.fct.mctes.pt pelo menos uma vez para verificar se alguma da informação agora obrigatória no registo não está ainda preenchida (p.e., Sexo ou Data de Nascimento) ou para confirmar o email com que está registado, e caso pretenda, o poder corrigir.


Qualquer outra questão relacionada com o seu Registo Individual que aqui não esteja contemplada, deverá ser remetida por email para credenciais@fct.pt contendo, sempre que possível o seu Nome completo, Login e o seu PIN de Segurança. Quaisquer mensagens de correio electrónico que não contenham dados claros de identificação da pessoa que os envia serão forçosamente relegados para segundo plano.

Contactos

Apoio Informático
Av. D. Carlos I, 126
Lisboa, 1249-074 Lisboa
Portugal
Telefone: +351 213924300
Fax: +351 213907481