Saltar para o conteúdo principal

ERC-PT Pre-assessment

Visão geral e objetivos

O ERC-PT Pre-assessment é um novo Programa e eixo do ERC-Portugal da FCT, consistindo num serviço de pré-avaliação por pares disponível aos investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem em fase de preparação de candidaturas ao Conselho Europeu de Investigação (ERC). Alinhado com as melhores práticas internacionais de avaliação por pares, este novo Programa pretende constituir-se como um importante instrumento disponibilizado à comunidade científica nacional, propondo um modelo de pré-avaliação e de sugestões ao melhoramento de propostas que espelhe os critérios de avaliação e perfis de avaliador do ERC.

O ERC-PT Pre-assessment pretende contribuir para responder a alguns desafios das candidaturas submetidas pela comunidade científica nacional, nomeadamente, a existência de margens de progressão: (i) no plano internacional, nos níveis de submissão e taxas de sucesso das candidaturas nacionais face à média europeia; e (ii) no plano nacional, na diversificação e alargamento do crescimento destes indicadores nas várias instituições de investigação nacionais e todos os domínios científicos. A sua abrangência e disponibilização de duas modalidades de pré-avaliação constituem-se adicionalmente como contributos relevantes contribuirão para a comunidade científica nacional, estendendo-se e adequando-se às especificidades das várias áreas científicas, bem como suprindo a inexistência ou reforçando processos similares de pré-avaliação já existentes nas instituições nacionais.

São assim objetivos deste novo Programa:

  • Apoiar a comunidade científica nacional na preparação de propostas ao ERC, através de um modelo de pré-avaliação enquadrado pelos critérios de avaliação e perfis de avaliadores do ERC;
  • Contribuir para a elevação dos níveis de financiamento de Portugal no ERC, das taxas de sucesso e da qualidade das candidaturas nacionais submetidas;
  • Reforçar ou suprir lacunas, de um modo gratuito e em todos os domínios científicos, de processos similares de pré-avaliação existentes ao nível das instituições;
  • Complementar, com a introdução deste novo eixo, ao nível da sua abrangência e diversidade de beneficiários, a estratégia do recente Programa ERC-Portugal de financiar candidaturas ERC avaliadas com a nota máxima mas sem financiamento atribuído;
  • Acrescentar uma nova tipologia de serviços, este na área da avaliação por pares, àqueles já disponibilizados à comunidade científica nacional pela FCT.

Caraterização e modelos de pré-avaliação

Os investigadores poderão optar por dois modelos das propostas a submeter posteriormente em uma das tipologias dos concursos do ERC, Starting Grant (StG), Consolidator Grant (CoG) e Advanced Grant (AdG):

  • Step 1 – submissão da parte B1 da candidatura, incluindo Extended Synopsis e Narrative CV, a qual será pré-avaliada e comentada por 1 avaliador, recebendo os investigadores um relatório;
  • Step 2 – submissão das partes B1 e B2 da candidatura, as quais serão pré-avaliadas e comentadas por 3 avaliadores, recebendo os investigadores 3 relatórios.

As propostas de candidatura submetidas ao ERC-PT Pre-Assessment serão avaliadas segundo os critérios de avaliação do ERC para o respetivo concurso, sendo realizadas por um colégio de nomeação anual de avaliadores internacionais, com perfis de elevada experiência em processos de avaliação, preferencialmente com experiência como membros de painel no ERC.

No modelo Step 2, e de modo a preservar a diversidade de perspetivas das avaliações produzidas e o seu contributo para o melhoramento e enriquecimento das propostas, os investigadores receberão, não um relatório consensualizado, mas os três relatórios produzidos. Em qualquer dos modelos, o formato do relatório seguirá uma estrutura de enunciação e justificação das forças e fragilidades da proposta, acrescido de uma secção de comentários e sugestões sobre aspetos considerados de potencial melhoramento da candidatura.

Adicionalmente, no modelo Step 2, mediante indicação dos avaliadores em função da particular competitividade da proposta, poderá existir um ciclo de interação adicional, em formato de reunião zoom, após a receção dos relatórios e antes da submissão de candidaturas ao ERC.

Elegibilidade e documentação necessária

São condições de elegibilidade do Programa:

  1. A submissão de uma única proposta em um dos dois modelos de pré-avaliação, step 1 (B1) ou step 2 (B1 e B2), respeitando o número máximo de páginas definidos pelo ERC para a respetiva edição do concurso;
  2. Envio do formulário disponibilizado devidamente preenchido;
  3. Declaração de compromisso de submissão de candidatura, em instituição de acolhimento do SNCT, ao concurso do ERC a que diga respeito a edição do ERC-PT Pre-Assessment;
  4. Declaração de apoio à candidatura por parte da instituição de acolhimento.

O formulário que deverá acompanhar a submissão da proposta pode ser descarregado aqui

A documentação referida nas alíneas a) e b) deverá ser redigida em língua inglesa. Toda a documentação deverá ser enviada, em formato PDF, para o endereço de correio eletrónico ERCPT@fct.pt.

Como em todos os processos de avaliação da FCT, os avaliadores estarão obrigados por acordos de confidencialidade.

Calendário

De modo a garantir o envio atempado dos relatórios aos investigadores, o modelo de calendário do Programa será o seguinte: (i) envio das propostas de candidatura até cerca de 2 meses antes do prazo de submissão de candidaturas estabelecido pelo ERC; (ii) envio das pré-avaliações e relatórios aos investigadores até cerca de um mês do mesmo prazo.

ERC-PT Pre-assessment “Starting Grant 2024”
20 de Julho, 2023 (quinta-feira)   Prazo para submissão de propostas de candidatura
25 de Setembro, 2023 (segunda-feira)   Envio de relatórios de pré-avaliação aos candidatos
24 de Outubro, 2023 (terça-feira)   Prazo para submissão de candidatura ao ERC
ERC-PT Pre-assessment “Consolidator Grant 2024”
12 de Outubro, 2023 (quinta-feira)   Prazo para submissão de proposta de candidatura
16 de Novembro, 2023 (quinta-feira)   Envio de relatórios de pré-avaliação aos candidatos
12 de Dezembro, 2023 (terça-feira)   Prazo para submissão de candidatura ao ERC

Equipa

Direção de Programa
Bruno Béu

Coordenação de Programa
Rui Munhá

Equipa Científica do Colégio de Avaliadores

Andreia Feijão
Iolanda Morais
Raquel Grazina

Contatos

Informações ou esclarecimentos sobre o ERC-PT Pre-assessment deverão ser solicitados através do endereço de correio eletrónico: ERCPT@fct.pt.

Perguntas frequentes sobre legislação e regulamentos
Conteúdo

ERC | Informação e links utéis

Programa de trabalhos 2024 (concursos StG 2024, CoG 2024 e AdG 2024): aqui.

Starting Grant 2024

► Página de informação global do Starting Grant: aqui.
► Calendário detalhado do concurso StG 2024: aqui.
► Guião de Candidatura StG 2024: aqui.
► Templates de candidatura ao ERC editáveis: aqui. Deverá fazer o seu login no Funding and Tenders Portal e iniciar o processo de submissão de uma candidatura, onde encontrará uma ligação para descarregar os templates do concurso.

Consolidator Grant 2024

► Página de informação global do Consolidator Grant: aqui.
► Guião de Candidatura CoG 2024: aqui.

Advanced Grant 2024

► Página de informação global do Advanced Grant: aqui.

  • Estado

    Ativo

  • Contactos

    ERCPT@fct.pt

  • Partilhar