Saltar para o conteúdo principal

Arquivo, Documentação e Informação

O serviço de Arquivo, Documentação e Informação (ADI) está integrado na Divisão de Apoio ao Conselho Diretivo. Estão-lhe atribuídas funções no âmbito da gestão, do desenvolvimento e da implementação de meios e mecanismos de gestão documental e de arquivo – o que inclui o Serviço de Expediente – e de funcionamento do Arquivo de Ciência e Tecnologia, nomeadamente em termos de gestão, de inventariação, preservação e disponibilização do património documental e bibliográfico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem também como atribuição a gestão de três serviços ligados à gestão do acesso a informação científica, nomeadamente de revistas, diretórios e repositórios científicos.

Conheça os serviços disponíveis:

 

O ACT tem por missão o tratamento, a preservação e a divulgação do património arquivístico à guarda da FCT, e outros com interesse científico e histórico, contribuindo deste modo para a preservação da história e memória da ciência e da tecnologia em Portugal. Reserva e gere documentação de inegável interesse e qualidade histórica, que reflete a atividade cultural e científica portuguesa, essencialmente a partir da 2ª metade do século XX, traduzida numa grande parte em milhares de processos de apoio a bolsas, instituições, projetos de investigação, entre outros. Um acervo documental representativo da história das instituições, das políticas científicas e da organização da ciência, com interesse para todas as áreas do conhecimento. Pela atividade que a FCT desenvolve e pela responsabilidade que tem na garantia de preservação do património documental científico, o arquivo tem vindo também a integrar alguns espólios pessoais de reconhecidas personalidades ligadas à atividade científica.

 

A Biblioteca da FCT reúne e disponibiliza um importante conjunto de recursos de informação que inclui monografias e periódicos, nacionais e internacionais, especializados em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional, e ainda em disciplinas como a história das ciências e das tecnologias. Para além da coleção constituída pela própria FCT, inclui edições dos extintos INIC e JNICT, assim como coleções oriundas de espólios pessoais.

 

A criação do INDEXAR resulta da necessidade de uma plataforma capaz de identificar e disponibilizar um referencial online de acesso a repositórios e revistas científicas digitais na área da ciência e da cultura, de forma integrada. Um Diretório que permite a pesquisa e identificação de informação de forma completa, credível e que potencia a visibilidade e disseminação da informação registada.

 

A FCT é a Unidade Nacional SciELO, assumindo responsabilidade pela coordenação e operação da SciELO Portugal, um serviço que disponibiliza informação dos diferentes domínios científicos, com o objetivo de promover as revistas científicas portuguesas e difundir mundialmente a produção científica nacional de qualidade.

 

A FCT é, desde 1999, a instituição portuguesa que coordena a gestão da participação nacional na Latindex, uma rede de divulgação de publicações científicas. O objetivo é difundir, tornar acessível e elevar a qualidade das revistas de investigação científica, técnico-profissionais e de divulgação científica e cultural editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.