Saltar para o conteúdo principal

Mais dois Investigadores Portugueses são distinguidos com principais bolsas do ERC

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) divulgou este mês de março a atribuição de mais duas bolsas à investigação feita em Portugal. Os projetos de investigação de Cristiana Bastos, investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, e de Luís Oliveira e Silva, professor catedrático do Departamento de Física e presidente do conselho científico do Instituto Superior Técnico (IST), foram distinguidos com a mais prestigiada bolsa do ERC – a Advanced Grant.

As Advanced Grant são as bolsas de maior valor monetário atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação, que foram idealizadas por esta instituição para garantir que investigadores líderes, de qualquer idade e nacionalidade, continuem a desenvolver projetos de investigação inovadores e desafiantes dentro da Europa.

O projeto de Cristiana Bastos intitula-se “A Cor do Trabalho: as Vidas Racializadas dos Migrantes” e incide sobre o racismo, as racializações, as fronteiras e as migrações, através do estudo dos fluxos intercontinentais de trabalhadores na pós-abolição da escravatura e as dinâmicas de inclusão/tensão/competição que se estabeleceram localmente, acompanhadas de formações conceptuais por vezes apresentadas como ciência racial. Do ponto de vista português, lança um olhar sobre a expansão de um modo inteiramente diferente daquele que até hoje impera, substituindo a narrativa das caravelas e descobertas pela do trabalho, dificuldades e conquistas sociais. Mas o objetivo do projeto é mais amplo e, como assinalaram os avaliadores, que unanimemente apontaram a sua originalidade e ambição, abre fronteiras no estado atual do conhecimento, articulando diferentes campos científicos, metodologias, pontos de observação e metas teóricas. A Advanced Grant atribuída ao projeto tem valor de 2,2 milhões de euros.

Cristiana Bastos é antropóloga. Coordena o grupo de investigação Identidades, Culturas, Vulnerabilidades do Instituto de Ciências Sociais. Formou-se na Faculdade de Ciências Socais e Humanas (FCSH-UNL) e doutorou-se na City University of New York. Os seus interesses situam-se na interseção da antropologia, história e estudos sociais da ciência, materializando-se em linhas de pesquisa sobre dinâmicas da população, mobilidade transnacional, biopolítica colonial, medicina e império, história social da saúde e do bem-estar.

Luis Oliveira e Silva

A bolsa atribuída a Luís Oliveira e Silva reconhece a importância do seu trabalho exploratório dos mecanismos que permitem a conversão de luz laser em matéria e antimatéria, uma ilustração direta da famosa fórmula de Einstein E=mc2. Recorrendo aos maiores supercomputadores do mundo, o projeto, designado por InPairs, estudará ainda as propriedades coletivas resultantes da interação de fotões, eletrões e positrões na presença de campos ultra intensos. Estes ambientes extremos podem ser encontrados nalguns dos eventos mais espetaculares do Universo, como estrelas de neutrões e pulsares. Pretende-se também identificar como reproduzir estas condições extremas laboratorialmente, por exemplo no foco de lasers ultra intensos, e explorar a utilização essas configurações para produzir fontes de raios-gama de elevada qualidade. O valor desta Advanced Grant atribuída a Luís Oliveira e Silva é de 1,950 milhões de euros. O investigador já em 2010 havia sido galardoado com esta bolsa do ERC, no valor de 1,6 milhões de euros, tornando-se o primeiro investigador a desenvolver trabalho em Portugal no domínio das ciências físicas e engenharias, a ser por duas vezes contemplado com uma Advanced Grant.

Luís Oliveira e Silva licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica e doutorou-se em Física no IST, fez o pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Los Angeles (EUA), e lidera a equipa de teoria e simulação numérica do Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IST), instituição financiada pela FCT, onde o projeto InPairs será desenvolvido.