Saltar para o conteúdo principal

Supercomputador MareNostrum5 inaugurado em Barcelona

O supercomputador MareNostrum5, no qual Portugal participa através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) foi inaugurado no dia 21 de dezembro, em Barcelona.

O MareNostrum5 é um dos supercomputadores mais poderosos da Europa, pertencendo à categoria pré-exascale. Está estruturado em quatro partições, cada uma com características diferentes o que o tornam uma plataforma particularmente rica em termos de computação avançada, podendo resolver uma gama muito alargada de problemas. A partição de computação acelerada, mais orientada para a inteligência artificial e simulação numérica, ficou classificada como a terceira mais poderosa na Europa e a oitava no mundo. A partição de computação genérica é a 19ª mais poderosa do mundo, tornando o MareNostrum5 no único supercomputador europeu com duas entradas no top 20 mundial. (https://www.top500.org/lists/top500/list/2023/11/). Tem também uma partição de computação genérica de nova geração, baseada no processador Nvidia GRACE CPU e será definida futuramente uma quarta partição, de computação acelerada de nova geração.

Este supercomputador nasceu da candidatura de Espanha para alojar e cofinanciar um computador de escala pré-exaflop com o apoio de Portugal. A Turquia também se juntou ao consórcio da candidatura de Espanha. Portugal terá acesso a 5% da capacidade, sendo 45% repartidos entre Espanha e Turquia. Os restantes 50% destinam-se a concursos europeus geridos pelo EuroHPC. Estas percentagens são as mesmas que cada parceiro assumiu na aquisição destes sistemas.

A par com a inauguração do Deucalion, realizada a 6 de setembro deste ano em Guimarães, ficam assim corporizadas as ações previstas no âmbito da parceria europeia do programa-quadro Horizonte Europa que juntaram Portugal e Espanha na empresa comum (“joint undertaking”) EuroHPC., destinada a promover o desenvolvimento da supercomputação na Europa. Com acesso a estes recursos, a FCT disponibilizará à comunidade nacional um conjunto variado e poderoso de recursos de computação avançada, durante os próximos cinco anos.

Juntamente com a disponibilização destes recursos, a FCT passa a associar tempo de cálculo nestas máquinas (Deucalion e MareNostrum 5) ao abrigo dos concursos de projetos em todos os domínios científicos, sem requerer uma avaliação científica adicional. Para tal, basta sinalizar o interesse neste tipo recursos em sede de candidatura, com efeito já nos concursos de projetos em todos os domínios científicos 2023, cujos os avisos de abertura foram publicados no dia 22 de Dezembro de 2023.