Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Bolsas de Doutoramento 2024 com 3750 candidaturas

Concurso Bolsas de Doutoramento em todos os domínios científicos 2024

Encerraram, a 18 de abril, as candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2024 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Foram submetidas 3.750 candidaturas, um aumento de 6,4% face à edição do ano anterior. Destas, 3.147 foram submetidas na Linha de candidatura geral e 603 na Linha de candidatura específica em ambiente não académico. Esta última linha, que tem sido uma aposta da FCT nas três edições mais recentes do concurso, registou um aumento de 36,7% no número de candidaturas submetidas face à edição anterior, o que demonstra o interesse crescente dos candidatos nesta linha de financiamento. A edição 2024 deste concurso visa a atribuição de 1.500 bolsas, das quais 450 em ambiente não académico.

Do total de candidaturas submetidas, 55% foram realizadas por mulheres e 45% por homens, situando-se a média de idades dos candidatos nos 31 anos, o que está em linha com a tendência verificada nos últimos anos nas Bolsas apoiadas pela FCT. De entre as tipologias de bolsas submetidas, 3.133 são bolsas cujos programas serão realizados em Portugal; 535 são bolsas mistas, a realizar em Portugal e no estrangeiro; e 82 serão realizadas apenas no estrangeiro.

Dentro da linha de candidatura geral, a área científica das Ciências Sociais foi a que reuniu mais candidaturas (23%), seguida das Engenharias e Tecnologias (22%), das Humanidades (19%), Ciências Médicas e da Saúde (13%), Ciências Naturais (11%), Ciências Exatas (8%) e Ciências Agrárias (4%). Já na linha de candidatura específica em ambiente não académico, a área de Ciências da Engenharia e Tecnologias também foi a que reuniu mais candidatos (39%), sendo seguida das áreas Médicas e da Saúde (19%), das Ciências Sociais (10%), Ciências Naturais (9%), Humanidades (9%), Ciências Agrárias (8%) e Ciências Exatas (6%).

Na linha de candidatura específica em ambiente não académico, as empresas representam cerca de metade das entidades de acolhimento identificadas, com a outra metade a ser constituída por outras entidades públicas e privadas, principalmente entidades da administração pública, Laboratórios do Estado, laboratórios colaborativos, entidades ligadas à saúde, museus, associações, Centros de Tecnologia e Inovação, etc.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a realização de planos de trabalhos de investigação em todas as áreas do conhecimento, por forma a permitir aos candidatos a realização de investigações que conduzam à obtenção do grau académico de Doutor, financiados pelo Orçamento do Estado e pelo Fundo Social Europeu. Estas bolsas permitem que os estudantes de doutoramento se dediquem em exclusivo à sua investigação, contribuindo deste modo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Atualmente, a FCT tem cerca de 7000 bolsas de doutoramento em curso, sendo que em 2023 foram iniciadas 2105 novas bolsas de doutoramento.

Estima-se que os resultados provisórios deste concurso sejam disponibilizados no início de agosto de 2024, sendo de esperar que os resultados definitivos surjam durante o mês de novembro.

Com as bolsas agora postas a concurso, o apoio da FCT corresponderá a um investimento anual estimado de cerca de 25M€, acrescido do pagamento das propinas às instituições que conferem os graus académicos de doutor, do seguro de acidentes pessoais de que os bolseiros beneficiam, e ainda da assunção dos encargos resultantes das contribuições para o 1º escalão para todos os bolseiros que adiram ao seguro social voluntário. No seu conjunto, estima-se que o investimento anual da FCT com a concessão destas novas bolsas ronde os 31 M€.

Todas as informações sobre a edição de 2024 do concurso de bolsas FCT estão em permanente atualização nas respetivas páginas do concurso: Linha de candidatura geral e Linha de candidatura específica em ambiente não académico.