Skip nav

Bolsas de Formação Avançada

Em destaque

21.10.2016 - Resultado do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2016 será conhecido até fevereiro 2017
A FCT, no cumprimento do previsto no n.º 2 do artigo 128º do Código do Procedimento Administrativo, notifica todos os interessados que o prazo para divulgação dos resultados do Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2016 foi prorrogado para o dia 28 de fevereiro de 2017.
O alargamento do prazo de 90 dias úteis para divulgação dos resultados da avaliação do Concurso, previsto no n.º 1 do art.º 18.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, foi considerado necessário em razão da complexidade do processo de análise de admissibilidade que se encontra em curso, o qual tem repercussões no processo de avaliação científica das propostas submetidas.
A FCT informa ainda que as bolsas que vierem a ser atribuídas serão pagas com retroactividade à data de início do plano de trabalhos sempre que esta seja posterior ao dia 1 de outubro de 2016, tal como consta no Aviso de Abertura do Concurso.

09.06.2016 - Resultados finais do Concurso de Bolsas Individuais 2015. Foram atribuídas um total de 1 043 bolsas: 447 Bolsas de Doutoramento; 16 Bolsas de Doutoramento em Empresas e 580 Bolsas de Pós-Doutoramento.

  • Evolução de bolsas de Doutoramento, de Doutoramento em Empresas e de Pós-Doutoramento aprovadas pela FCT 2012 - 2015 (pdf)
  • 17.05.2016 - O período de candidatura ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2016 ocorrerá entre 15 junho e 15 julho. Haverá um único período de candidaturas, a dois tipos de bolsas: doutoramento e pós-doutoramento. Toda a informação aqui

    03.12.2015 - Atendimento presencial temporariamente limitado.
    A FCT informa todos os bolseiros que, a partir de 7 de dezembro, o Departamento de Formação Avançada (DFA) passará a ocupar um novo espaço no edifício principal da FCT, no nº126 da Av. D. Carlos I. Devido a obras de melhoramento da futura área de acolhimento aos bolseiros, o atendimento presencial estará temporariamente limitado a casos excepcionais e devidamente justificados. A FCT lamenta o incómodo que esta situação possa causar aos bolseiros, e agradece antecipadamente a compreensão de todos neste processo que irá proporcionar melhores condições de atendimento aos bolseiros.
    Os pedidos de agendamento para atendimento presencial devem ser efetuados por e-mail, para bolsas@fct.pt, com indicação "Agendamento de Atendimento Presencial" no assunto, de modo a facilitar a identificação destes pedidos e a sua rápida resolução.

Introdução

A FCT atribui através de concursos públicos e administra, directa ou indirectamente, ou em cooperação com outras entidades, um grande número de tipos de bolsas, de acordo com o estabelecido no respectivo Regulamento, e apoia a formação de recursos humanos a nível avançado.

Investigadora na UTAD
Luísa Ferreira / MCTES