Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico
A FCT tem aberta uma manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos em instituições não académicas no âmbito do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023, cujo o aviso de abertura (Linha de Candidatura Geral e Linha de Candidatura em Ambiente Não Académico) já está disponível e as respetivas candidaturas decorrerão entre 1 e 31 de março.
Já está disponível para consulta a lista de entidades não-académicas que responderam à manifestação de interesse, lista que está em atualização permanentemente.
Neste concurso, assumem especial relevância planos de trabalho elaborados em estreita articulação com entidades não académicas, que deverão acolher os bolseiros durante uma parte considerável do seu trabalho conducente à obtenção do grau de doutor.
Nas várias configurações de acolhimento que esta linha possibilita deverá incluir-se, pelo menos, uma instituição de acolhimento não académica e uma instituição de acolhimento académica, assim como um orientador científico oriundo de cada uma destas instituições.
O que se entende por entidades académicas e não académicas?
- Consideram-se académicas todas as entidades de produção e difusão de conhecimento, nacionais ou internacionais, incluindo instituições de ensino superior público e privado, unidades de I&D, Laboratórios Associados, bem como outras instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D.
- Consideram-se instituições de acolhimento não académicas todas as entidades não incluídas no ambiente académico, conforme caracterizado anteriormente. A título de exemplo, enquadram-se nesta linha Empresas, Laboratórios Colaborativos, Centros de Tecnologia e Inovação e outros Centros de Interface, entidades da Administração Pública, Laboratórios do Estado, Hospitais, Museus, Bibliotecas, Entidades Reguladoras, ou entidades do terceiro setor. Nos casos de unidades de I&D ou Laboratórios Associados que sejam também Centros de Tecnologia e Inovação, prevalece a classificação de entidade académica.
Quais as vantagens para um aluno de doutoramento?
- Os alunos de doutoramento terão a oportunidade de receber formação avançada em áreas da maior relevância, tanto para o tecido académico como para entidades empresariais, culturais, ou da administração pública, entre outras, aumentando as oportunidades de emprego após o doutoramento;
- Serão orientados cientificamente por uma equipa de orientação interdisciplinar;
- O aluno poderá usufruir de estadias internacionais e participação em eventos nacionais e internacionais, oferecendo os contactos necessários para se desenvolver profissionalmente na área do seu plano de trabalhos.
Quais as vantagens para as entidades não académicas?
- As entidades não académicas (ENA) terão a possibilidade de acolher investigadores de elevado perfil científico e na linha da frente da investigação, que poderão contribuir para a resolução de problemas concretos dessas entidades, cientificamente relevantes ou com um nível de inovação significativo.
- As ENA poderão atrair talento e capacitar as suas equipas, melhorando a sua competitividade e internacionalização.
- Poderão desenvolver um projecto estratégico para a entidade, em estreita colaboração com uma entidade académica.
- As equipas estabelecidas neste âmbito poderão ser instrumentais na elaboração de propostas de financiamento futuras a nível internacional, nacional e regional.
- Implicando um compromisso de cossupervisão da execução do plano de trabalhos nas respetivas instituições de acolhimento, este instrumento de financiamento não envolve custos para as entidades que adiram ao programa, sejam académicas ou não académicas.
Quais as vantagens para as entidades académicas?
- Solidificar e potenciar colaborações e a transferência de conhecimento e de tecnologia para o meio empresarial e/ou setores da administração pública;
- Oferecer uma formação diversificada ao nível da ciência, tecnologia e inovação.
- Nuclear equipas interdisciplinares e intersetoriais para a submissão de projectos científicos a agências financiadoras, nacionais e internacionais.
Sou uma entidade não-académica. Como encontro um potencial candidato?
- As entidades que pretendam beneficiar desta política pública de promoção e mobilização da investigação científica em ambientes não académicos, e procuram um candidato apropriado, são convidadas a submeter a sua proposta de manifestação de interesse através deste formulário (aceda aqui). A informação introduzida será posteriormente publicada na webpage da FCT, chegando dessa forma aos potenciais candidatos. Todas as candidaturas serão avaliadas de forma competitiva. Os candidatos poderão apresentar, nesta linha de financiamento, candidaturas em outras áreas e com outras entidades que não venham a constar da lista em atualização da presente manifestação de interesse. Esta manifestação de interesse é opcional.
- Pode contactar diretamente uma entidade académica e/ou potenciais alunos, manifestando o seu interesse em acolher um aluno de doutoramento e abordar o problema em concreto alvo da investigação a realizar.
Sou um/a potencial candidato/a. Como encontro uma instituição de acolhimento não-académica?
- Poderá consultar a lista de entidades não-académicas (ver aqui) que manifestaram o seu interesse em acolher um aluno de doutoramento e discutir potenciais planos de trabalho com o ponto de contacto apresentado;
- Poderá contactar directamente uma entidade não académica do seu interesse;
- Deverá contactar directamente um potencial orientador académico e, conjuntamente, articular um plano de trabalhos com uma entidade não-académica.
Como concorrer?
- As candidaturas são submetidas pelo aluno, com o apoio de, pelo menos, uma entidade académica e uma não-académica;
- As candidaturas são submetidas no âmbito do concurso nacional de bolsas de doutoramento 2023, na linha específica de bolsas em ambiente não-académico. Para detalhes, consultar a página do concurso.
- As candidaturas deverão ser apresentadas entre 1 a 31 de março de 2023.
Para mais informações e lista completa de perguntas recorrentes, por favor, consulte a página do concurso.