-
05.12.2023
A FCT publica os resultados finais da Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023. A Lista Final e o número de Bolsas por Painel após audiência prévia podem ser consultados nesta página, na lista de Documentos do Concurso do separador Resultados. Nesta linha de candidatura foram recomendadas para financiamento 332 bolsas de investigação para doutoramento, o que faz com que, no total, tenham sido recomendadas para financiamento 1488 bolsas no concurso de 2023.
As Bolsas de Investigação para Doutoramento a atribuir na Linha de Candidatura Específica, destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor, desenvolvidas em estreita articulação com entidades não académicas.
-
No âmbito da prossecução de uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) abre concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação, nas suas atuais redações. Além das candidaturas em todas as áreas científicas e com trabalho de investigação a desenvolver em instituições científicas e académicas a serem submetidas na linha de candidatura geral (para mais detalhes, consulte a página destinada a esta linha de financiamento), é aberta uma linha de candidatura específica para bolsas de investigação cujos planos de trabalho decorram parcialmente numa ou mais entidades não académicas. A FCT reforçará assim, em 2023, a ligação entre os planos de trabalho desenvolvidos em ambiente académico e o tecido empresarial e social, numa aceção ampla, que inclui empresas, entidades públicas, sociais, da saúde, culturais ou outras instituições de interface.
-
As Bolsas de Investigação para Doutoramento nesta linha específica de candidatura, destinam-se a candidatos inscritos ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor, e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau, cujos planos de trabalho decorram durante um período considerável do tempo de bolsa em entidades não académicas, assegurando pelo menos 12 meses (seguidos ou interpolados) numa mesma instituição de acolhimento não académica com atividade em Portugal.
-
O concurso está aberto entre 1 de março e as 17:00H (hora de Lisboa) de 31 de março de 2023.
As candidaturas e os respetivos documentos de suporte previstos no RBI e no Aviso de Abertura de Concurso, devem ser submetidos eletronicamente, utilizando exclusivamente o formulário disponível em: https://myfct.fct.pt/, selecionando a linha de candidatura específica em ambiente não académico e carregando em “iniciar candidatura”. Não serão aceites candidaturas, ou qualquer outra informação adicional, submetidas por outros meios.
Podem candidatar-se cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados-membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros, apátridas ou cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.
Para concorrer é necessário:
- Residir em Portugal de forma permanente e habitual, caso o plano de trabalhos da bolsa requerida decorra, total ou parcialmente, em instituições estrangeiras (bolsas mistas ou no estrangeiro), requisito aplicável tanto a cidadãos nacionais como a cidadãos estrangeiros.
- Não ter beneficiado de uma bolsa de investigação para doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.
- Não ser detentor do grau de doutor.
Os restantes requisitos de admissibilidade devem ser consultados no ponto 4 do Aviso de Abertura de Concurso, salientando-se que o ponto 4.3 se refere aos requisitos adicionais de admissibilidade de candidaturas nesta linha específica em ambiente não académico.
-
A avaliação das candidaturas é efetuada por um ou mais painéis de avaliação específicos envolvendo peritos de mérito científico e experiência reconhecida. As candidaturas são pontuadas de zero (0,00 classificação mínima) a cinco (5,00 classificação máxima) em três critérios de avaliação:
A. Mérito do Candidato;
B. Mérito do Plano de Trabalhos;
C. Mérito das Condições de Acolhimento.
Os três critérios de avaliação têm a ponderação de 30%, 40% e 30%, respetivamente.
O mérito do candidato é avaliado tendo por base dois subcritérios: percurso académico, com ponderação de 50%, e currículo pessoal, também com ponderação de 50%.
A apreciação do currículo pessoal do candidato é realizada de forma integrada, partindo de uma visão global do mérito do seu percurso científico e profissional.
A avaliação do plano de trabalhos e das condições de acolhimento tem por base a avaliação qualitativa do painel, devidamente fundamentada. Nesta linha de candidatura, a contribuição prevista das entidades não académicas na execução do plano de trabalhos, bem como a relevância do próprio plano para os objetivos e áreas de atividade dessas entidades, é considerada no subcritério C3 - Enquadramento da(s) entidade(s) não académica(s) no contexto do plano de trabalhos, o qual terá uma valorização mínima de 50% no âmbito do critério C - Mérito das Condições de Acolhimento.
As candidaturas serão ordenadas de acordo com a média ponderada de classificação nos três critérios e pela seguinte ordem de precedência, para efeitos de desempate: critério C (Mérito das Condições de Acolhimento), critério B (Mérito do Plano de Trabalhos) e critério A (Mérito do Candidato).
Não são elegíveis para concessão de bolsa os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a três valores (3,000).
Os procedimentos inerentes à avaliação das candidaturas devem ser consultados no Guião de Avaliação.
-
Os candidatos selecionados recebem subsídios de manutenção mensal de acordo com os valores fixados no Regulamento e outros complementos de bolsa, tais como propinas, apoio a atividades de formação complementar ou apresentação de trabalhos em reuniões científicas, seguro de acidentes pessoais e, quando aplicável, subsídios de instalação e viagem.
As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas pela FCT com verbas do Orçamento de Estado e, quando elegíveis, com verbas do Fundo Social Europeu, através do Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (PDQI), de acordo com as disposições regulamentares fixadas para o efeito.
-
Informações sobre o concurso, nomeadamente questões relacionadas com a candidatura e respetivo formulário, devem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico: info.bolsas@fct.pt.
Para questões relacionadas com a criação e gestão de CVs, a plataforma do CIÊNCIAVITAE dispõe de um helpdesk através do endereço: info@cienciavitae.pt.
-
Número de candidaturas totais441
-
Número de candidaturas aprovadas332
-
Valor total do financiamento25.800.000€
-
Taxa de aprovação75.3%