Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

Convite à manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos em instituições não académicas

Tópicos

No passado dia 31 de janeiro a FCT publicou o aviso de abertura para o concurso de bolsas de investigação para doutoramento em todos os domínios científicos, cujas candidaturas decorrerão entre 1 e 31 de março. Neste concurso, assumem especial relevância planos de trabalho elaborados em estreita articulação com entidades não académicas que deverão acolher os bolseiros durante uma parte considerável do seu trabalho conducente à obtenção do grau de doutor.

As entidades que pretendam beneficiar desta política pública de promoção do financiamento de ciência, com direto impacto na sociedade através do acolhimento de bolseiros de doutoramento, são convidadas a submeter a sua proposta de manifestação de interesse através deste formulário.

As manifestações de interesse apresentadas permitem a identificação, pelos candidatos, de oportunidades de acolhimento para os seus planos de investigação em entidades não académicas. Não obstante, os candidatos poderão apresentar, nesta linha de financiamento, candidaturas em outras áreas e com outras entidades que não venham a constar da lista em atualização da presente manifestação de interesse. Esta manifestação de interesse é opcional. Todas as candidaturas serão avaliadas de forma competitiva.

No âmbito da prossecução de uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social, a FCT reforçará em 2023 a ligação entre os planos de trabalho desenvolvidos em ambiente académico e o tecido empresarial e social, numa aceção ampla, que inclui empresas, entidades públicas, sociais, da saúde, culturais ou outras instituições de interface. Com esta aposta, a FCT visa a qualificação dos doutorandos através de uma formação com impacto na valorização das organizações envolvidas, intervenientes nas áreas da ciência, da inovação, da saúde, da educação, da cultura ou do bem-estar social, entre outras. Espera-se que o conhecimento a ser gerado nesta linha de financiamento venha a ter um elevado impacto na sociedade.

Estas bolsas de doutoramento implicam um compromisso de cossupervisão da execução do plano de trabalhos nas respetivas instituições de acolhimento. Este instrumento de financiamento não envolve custos para as entidades que adiram ao programa, sejam académicas ou não académicas.