Convite à manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos em instituições não académicas
No passado dia 31 de janeiro a FCT publicou o aviso de abertura para o concurso de bolsas de investigação para doutoramento em todos os domínios científicos (Linha de Candidatura Geral e Linha de Candidatura em Ambiente Não Académico), cujas candidaturas decorrerão entre 1 e 31 de março. Neste concurso, assumem especial relevância planos de trabalho elaborados em estreita articulação com entidades não académicas que deverão acolher os bolseiros durante uma parte considerável do seu trabalho conducente à obtenção do grau de doutor.
Com esta iniciativa, a FCT reforçará a ligação entre os planos de trabalho desenvolvidos em ambiente académico e o tecido empresarial e social, numa aceção ampla, que inclui empresas, entidades públicas, sociais, da saúde, culturais ou outras instituições de interface. A FCT visa assim a qualificação dos doutorandos através de uma formação com impacto na valorização das organizações envolvidas, intervenientes nas áreas da ciência, da inovação, da saúde, da educação, da cultura ou do bem-estar social, entre outras. Espera-se que o conhecimento a ser gerado nesta linha de financiamento venha a ter um elevado impacto na sociedade.
As entidades que pretendam beneficiar desta política pública de promoção do financiamento de ciência, com direto impacto na sociedade através do acolhimento de bolseiros de doutoramento, são convidadas a submeter a sua proposta de manifestação de interesse através deste formulário.
As manifestações de interesse apresentadas permitem a identificação, pelos candidatos, de oportunidades de acolhimento para os seus planos de investigação em entidades não académicas. Não obstante, os candidatos poderão apresentar, nesta linha de financiamento, candidaturas em outras áreas e com outras entidades que não venham a constar da lista em atualização da presente manifestação de interesse. Esta manifestação de interesse é opcional. Todas as candidaturas serão avaliadas de forma competitiva.
Os potenciais doutorandos poderão consultar a lista de entidades não-académicas que manifestaram o seu interesse em acolher um aluno de doutoramento e discutir potenciais planos de trabalho com o ponto de contacto apresentado.
Estas bolsas de doutoramento implicam um compromisso de cossupervisão da execução do plano de trabalhos nas respetivas instituições de acolhimento. Este instrumento de financiamento não envolve custos para as entidades que adiram ao programa, sejam académicas ou não académicas.