Campeonato Hackathon para Cidadãos Europeus pelo Clima 2024
A Direção-Geral da Investigação e Inovação da Comissão Europeia (DG RTD) lançou o primeiro campeonato hackathon para cidadãos europeus, com o objetivo de envolver mais os cidadãos na investigação e inovação sobre as alterações climáticas.
Esta iniciativa tem como objetivo promover a criação de soluções para as alterações climáticas, impulsionadas pelas necessidades dos cidadãos e cocriadas com os cidadãos, juntamente com a indústria, cidades, regiões, administrações públicas e, naturalmente, as comunidades de investigação.
A primeira fase consistirá numa série de maratonas com programação local, organizadas por 22 organizações em toda a Europa (Estados-Membros da UE e Estados associados), onde equipas compostas por cidadãos e investigadores competirão pelas melhores soluções para os desafios das alterações climáticas. O Campeonato será implementado principalmente em modo online, em parceria com os serviços dos consórcios selecionados, a partir de um convite à apresentação de propostas.
As equipas vencedoras receberão formação e orientação, através de um programa especificamente concebido para que possam continuar a desenvolver as suas ideias, preparando-as para competir na final da UE. Na segunda fase, as equipas vencedoras de todos os hackathons locais competem entre si num hackathon europeu final, que terá lugar no outono de 2024 e que irá servir para identificar três campeões europeus.
A iniciativa irá igualmente apoiar a Missão da EU Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima e a Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas, a fim de capacitar os cidadãos para moldarem o futuro, atenuarem as alterações climáticas e adaptarem-se às mesmas.
Para mais informações aceda à página da Comissão Europeia. O registo em qualquer um dos 22 hackathons, que terão lugar a partir de maio de 2024, deverá ser feito aqui.
A FCT acompanha a implementação de iniciativas lançadas no âmbito da Agenda Política do Espaço Europeu de Investigação e é corresponsável (com a ANI) pela participação nacional nas Missões Europeias.