6.ª Conferência Ministerial do Diálogo 5+5 encerra dois anos de presidência portuguesa

A 6.ª Conferência Ministerial do Diálogo 5+5 Investigação, Inovação e Ensino Superior, realizou-se no dia 6 de dezembro de 2024, no Teatro Thalia, em Lisboa, num evento que marcou o encerramento dos dois anos da presidência portuguesa deste fórum de diálogo internacional.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, presidiu a esta Conferência do Diálogo 5+5, que designa o processo de cooperação do Mediterrâneo Ocidental e que integra cinco países europeus, da margem norte do Mediterrâneo (Portugal, Espanha, França, Itália e Malta), e cinco países do Magrebe Árabe, da margem sul do Mediterrâneo (Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia). Participaram também como observadores a Comissão Europeia, a União para o Mediterrâneo, a União do Magrebe Árabe, a União de Universidades do Mediterrâneo e a Fundação PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica).
No final da Conferência Ministerial foi assinada a Declaração de Lisboa, com o tema “Promover o Mediterrâneo Ocidental como uma região inovadora, inclusiva e resiliente. A Diplomacia científica ao serviço do empoderamento dos jovens e do desenvolvimento sustentável”. Esta declaração enfatizou áreas-chave como o reforço da cooperação em investigação, inovação e ensino superior, o fomento da mobilidade de investigadores e a promoção de princípios e valores partilhados, estabelecendo as diretrizes para a cooperação futura entre os países membros e reforçando o papel do Diálogo 5+5 como um fórum crucial para a colaboração regional em investigação, inovação e ensino superior. Foi também adotado o Plano de Ação 2024-2026, período durante o qual a presidência do Diálogo 5+5 será assumida pela Líbia.
A participação portuguesa no Diálogo 5+5 em Investigação, Inovação e Ensino Superior é coordenada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
17.ª Reunião do Grupo de Oficiais Seniores (GSO)
Com vista à preparação da 6.ª Conferência Ministerial, a FCT acolheu na sua sede, no dia 5 de dezembro de 2024, a 17.ª Reunião do Grupo de Oficiais Seniores (GSO) do Diálogo 5+5. Esta reunião contou com a presença dos delegados dos dez países membros, bem como dos observadores e reafirmou o papel vital do Diálogo 5+5 como plataforma de cooperação na área da investigação, inovação e ensino superior. Um dos pontos altos da reunião foi o renovado foco em abordar desafios críticos para a Região Mediterrânica, alinhados com os roteiros da União para o Mediterrâneo em saúde, energias renováveis e alterações climáticas. Foi também reiterado o apoio contínuo a iniciativas como a PRIMA e o Euro-Mediterranean Hub for Research and Innovation.