Atribuído o primeiro Digital Object Indentifier (DOI) a curso online resultante de um projeto de investigação

A NAU, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvido pela FCCN, atribuiu o primeiro DOI (Digital Object Identifier) a um MOOC (Massive Open Online Course – Curso Aberto e Massivo Online) resultante de um projeto de investigação.
A formação que recebeu a distinção foi desenvolvida pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM), unidade de investigação ligada à NOVA FCSH e designa-se “Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades?”. Este curso online angariou mais de 2.400 inscritos, distribuídos pela América, África, Europa e Ásia, oriundos de 25 países e com uma taxa de aprovação de 28%, que superou a prevista nos estudos científicos.
O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador digital único que garante a referência permanente a documentos ou objetos digitais, independentemente de eventuais alterações nas hiperligações. Utilizado amplamente em publicações científicas, o DOI facilita a citação, o acesso e a rastreabilidade de conteúdos, promovendo a colaboração académica e contribuindo para a valorização e reputação dos autores.
Produzir um MOOC com base num projeto de investigação constitui uma estratégia eficaz para ampliar a divulgação científica e aumentar o impacto dos resultados obtidos. Ao permitirem alcançar um público vasto e diversificado, promovem a ciência aberta, a transparência e a acessibilidade ao conhecimento.
Esta estratégia é também uma forma de cumprir requisitos de financiamento relacionados com a disseminação pública e garante a sustentabilidade dos resultados, que permanecem disponíveis a longo prazo. Quando associado a um DOI, os conteúdos do MOOC tornam-se também facilmente citáveis e reconhecidos, contribuindo para a visibilidade dos investigadores envolvidos e da instituição na qual estão afiliados.
A NAU, serviço digital da FCT é cofinanciada pelo Investimento RE-C05-i08 “Ciência Mais Digital” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).