Congresso sobre reflexão global da integração da cultura e da natureza para um futuro sustentável

A iniciativa Cultural Ecosystem Services and Biocultural Heritage: Connecting Nature and Culture for a Sustainable Future vai realizar o Congresso Cultural Ecosystem Services and Biocultural Heritage: Connecting Nature and Culture for a Sustainable Future, na Universidade de Coimbra, nos dias 20 e 21 de maio.
Este é o segundo momento-chave da iniciativa Cultural, após a realização de um webinar dedicado à exploração de conceitos fundamentais, questões em aberto e perspetivas interdisciplinares sobre as ligações entre ecossistemas, cultura e sustentabilidade, que teve lugar no passado dia 10 de março. O resumo narrativo deste webinar está disponível para consulta.
Este Congresso, focado em aplicações práticas, metodologias e estudos de caso que ligam as dimensões culturais e ecológicas, é co-organizado pelas iniciativas JPI Clima, JPI Património Cultural e pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e tem o apoio do Programa MaB da UNESCO.
Tendo como pano de fundo o 20.º aniversário da Avaliação Ecossistémica do Milénio e o recente Pacto para o Futuro da ONU, o congresso pretende promover um diálogo interdisciplinar e transdisciplinar entre as ciências naturais, as ciências sociais, as humanidades e os decisores políticos.
O evento reunirá oradores de referência, investigadores, profissionais e representantes da comunidade, com o objetivo de discutir abordagens inovadoras sobre a integração do património cultural, a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade. Contará ainda com apresentações de especialistas reconhecidos internacionalmente, incluindo representantes da UNESCO e das principais instituições de investigação, e também painéis temáticos e mesas redondas que abordarão metodologias, integração de políticas e aplicações práticas.
Haverá ainda lugar para a apresentação de estudos de caso que destacam o papel das comunidades locais, do conhecimento tradicional e das soluções baseadas na natureza, na sustentabilidade e também workshops e sessões interativas que exploram a ciência cidadã, as humanidades digitais, as ferramentas de georreferenciação e a IA na investigação de serviços ecossistémicos.
No final, os contributos farão parte de um white paper estratégico, que reúna informação sobre políticas, agendas de investigação e estratégias globais para a sustentabilidade, reforçando a integração do património cultural, da conservação ambiental e das estratégias de sustentabilidade na investigação global e na agenda política.
A participação neste Congresso obriga a inscrição prévia. Para mais informações, contacte: bioculturalheritage2025@gmail.com