Saltar para o conteúdo principal

FCT associa-se ao Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2026

Research innovation

Está a decorrer, até às 14h00 (CET) do dia 19 de novembro de 2025, o prazo para a apresentação de candidaturas à edição de 2026 do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde. Este Concurso faz parte de um Programa da Fundação “la Caixa” ao qual a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) se associou, ao abrigo da parceria existente, e através da qual se compromete a igualar o investimento que a Fundação “la Caixa” destine a projetos de investigação selecionados em Portugal.

Para os interessados, está agendada para dia 8 de outubro de 2025, às 11h00 (CET), uma sessão informativa sobre este concurso, que decorrerá on-line com registo obrigatório.

O concurso insere-se no âmbito da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b, para o apoio a projetos de investigação em biomedicina e saúde, identificando e promovendo as iniciativas de excelência científica com potencial e impacto na sociedade, através do financiamento de projetos individuais ou em consórcio nas seguintes áreas temáticas: neurociências, oncologia, doenças cardiovasculares e doenças metabólicas associadas, doenças infeciosas, e tecnologias facilitadoras nas áreas temáticas anteriores.

Os projetos terão um período máximo de execução de três anos. As candidaturas podem ser apresentadas sob a forma de: Projetos individuais, apresentados por uma única organização de investigação, podendo solicitar apoio financeiro até 500.000 €; ou projetos em consórcio, apresentados por um mínimo de duas e um máximo de cinco organizações de investigação, podendo solicitar apoio financeiro até 1.000.000 €. Para mais informações, consulte a página do concurso.

Desde 2018, já foram apoiados 234 projetos no Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde, com um investimento total de 172,3 milhões de euros. Destes, 72 projetos foram liderados por instituições portuguesas, representando um apoio de cerca de 50 milhões de euros, dos quais a FCT suportou 16,3 milhões de euros. A FCT apoiou ainda a participação de instituições portuguesas em nove projetos liderados por instituições espanholas, com um investimento de 2 milhões de euros.