FCT lança o POLEN Blueprint
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, lançou recentemente o POLEN Blueprint, um serviço do programa de Gestão de Dados de Investigação POLEN.
O POLEN Blueprint visa apoiar a elaboração, revisão e validação de Planos de Gestão de Dados (PGD) num único espaço, de forma interativa e flexível. Responde às boas práticas de Ciência Aberta e aos princípios FAIR, apoiando igualmente o cumprimento dos requisitos definidos pelos financiadores. O POLEN Blueprint permite a investigadores e instituições definir estratégias claras para a organização, preservação e partilha de dados ao longo de todo o ciclo de vida da investigação.
Implementado em parceria com a OpenAIRE, a CITE e a Universidade do Minho, o POLEN Blueprint arranca com uma área geral, acessível a qualquer investigador, onde é possível criar, editar e descarregar um Plano de Gestão de Dados, de acordo com os modelos dos principais financiadores nacionais e internacionais.
O serviço disponibiliza ainda áreas institucionais, que permitem às instituições aderentes desenvolver os seus próprios modelos de PGD, bem como gerir utilizadores e fluxos de trabalho internos.
Atualmente, o POLEN Blueprint conta já com duas áreas institucionais em fase piloto, associadas ao INESC TEC e à Universidade de Aveiro. Esta fase permitirá testar o serviço, validar os processos implementados e recolher contributos para a sua melhoria contínua. Ao longo de 2026, prevê-se a integração progressiva de mais instituições que fazem parte da Rede Nacional de suporte à Gestão de Dados de Investigação (GDI), bem como de outras organizações do sistema científico e tecnológico nacional.
No âmbito do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), financiado pela medida RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o POLEN disponibiliza este e outros dois serviços digitais a nível nacional que, em conjunto, dão suporte às várias fases do ciclo de vida dos dados de investigação. Para a fase de gestão de dados ativos, foi desenvolvido o serviço de sincronização e partilha de dados POLEN Sync. Já para a fase de preservação e publicação dos dados, foi implementado o POLEN Data Hub.
Para mais informações sobre o serviço POLEN Blueprint, consulte a respetiva página de apoio.
