Saltar para o conteúdo principal

FCT publicou o Aviso de Abertura do Concurso anual para Bolsas de Doutoramento

A FCT publicou hoje o Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023 (Linha de Candidatura Geral e Linha de Candidatura em Ambiente Não Académico). O concurso estará aberto de 1 de março até às 17h00 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2023. As candidaturas são submetidas eletronicamente no portal myFCT.

Pode candidatar-se quem esteja, ou reúna as condições para estar, inscrito num ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor, em qualquer área do conhecimento, e pretenda desenvolver atividades de investigação para a obtenção desse grau académico.

Além das candidaturas em todas as áreas científicas e com trabalho de investigação a desenvolver em instituições científicas e académicas a serem submetidas na linha de candidatura geral, é aberta uma linha de candidatura específica para bolsas de investigação cujos planos de trabalho decorram parcialmente numa ou mais entidades não académicas. No âmbito da prossecução de uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social, a FCT reforçará assim em 2023 a ligação entre os planos de trabalho desenvolvidos em ambiente académico e o tecido empresarial e social, numa aceção ampla, que inclui empresas, entidades públicas, sociais, da saúde, culturais ou outras instituições de interface.

O número de bolsas a atribuir é de 1450 (mil quatrocentas e cinquenta), das quais um máximo de 400 (quatrocentas) serão alocadas à linha de candidatura específica para planos de trabalho em entidades não académicas.

Para além destas bolsas atribuídas no âmbito do concurso nacional, a FCT disponibiliza anualmente um conjunto alargado de bolsas de doutoramento enquadradas em protocolos com diversas entidades nacionais e internacionais. Para mais informações, consulte o Calendário dos concursos no âmbito de protocolos.