Saltar para o conteúdo principal

FCT – Aga-Khan Development Network

Programa de Cooperação em Ciência e Tecnologia entre o MCTES e o Imamat Ismaili

Considerando o crescente relacionamento diplomático entre a República Portuguesa e o Imamat Ismaili e os objetivos comuns relativamente ao incentivo e fortalecimento de competências e capacidades científicas num quadro de cooperação internacional sustentada, foi assinado, em maio de 2016, o Protocolo de Cooperação (PTENG) entre o Ministério da Ciência de Portugal e o Immat Ismaili, em Ciência e Tecnologia.

Pretende-se, através deste protocolo, estabelecer o lançamento de uma iniciativa conjunta destinada ao fortalecimento da cooperação académica, científica e tecnológica com países e regiões em desenvolvimento, através da capacitação científica, orientada para investigadores promissores e com experiência reconhecida, que aborde tópicos atuais de importância global, promovendo a colaboração multidisciplinar e que garanta recursos financeiros e duração suficientes para permitir um impacto efetivo nestes países e regiões.

As ações previstas no protocolo são implementadas pela FCT, representando o Ministério da Ciência de Portugal, e pela Aga Khan Development Network (AKDN), representando o Imamat Ismaili.

Através desta parceria, e ao abrigo do protocolo, a FCT e a AKDN já lançaram dois Concursos para apresentação de propostas de projetos conjuntos:

1º Concurso para apresentação de propostas de Projetos Conjuntos

Foram apoiados 16 projetos com um investimento conjunto da FCT e da AKDN de cerca de 4,6 milhões de euros, que envolveram instituições de 8 países africanos: Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Nigéria, Tanzânia, São Tomé e Príncipe e África do Sul. O concurso, lançado em 2017, dirigiu-se exclusivamente a iniciativas existentes e colaborações em curso, entre instituições científicas e académicas dos PALOP e instituições de investigação científica e académicas portuguesas, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento e expansão de iniciativas em curso que contribuam para consolidar as capacidades de investigação nos referidos países africanos.

A brochura de apresentação dos projetos encontra-se disponível aqui.

Os 16 projetos foram acompanhados por um Comité de Acompanhamento e Avaliação Externo (ESRP na sigla inglesa), um painel de peritos com reconhecida experiência em Qualidade de Vida em África, selecionados pela FCT e pela AKDN, cujas principais responsabilidades são o acompanhamento e avaliação contínuos dos projetos financiados. O ESRP acompanhou não apenas os resultados científicos, mas também o impacto científico dos projetos no desenvolvimento humano e na qualidade de vida, desenvolvendo o seu trabalho através da análise da evolução dos projetos tendo por base os relatórios de progresso anuais, bem como um acompanhamento personalizado de todos os projetos. O painel foi presidido pelo Professor António Rendas, da Universidade Nova de Lisboa e membro do Board of Trustees da Universidade Aga Khan, e composto por: Professor Mohamed Azzim Gulamhussen, Vlerick Business School / ISCTE-IUL Business School; Professor Jaime Nina, Instituto de Higiene e Medicina Tropical; Professor Pedro Pousão, instituto Português do Mar e da Atmosfera; Professora Helena Nazaré, Universidade de Aveiro.

Os projetos já terminaram a sua atividade, estando disponível para consulta o Relatório de Avaliação global dos projetos, elaborado pelo ESRP com o objetivo de ‘apresentar os resultados globais dos projetos considerando as interações anteriores entre os membros do ESRP e os Investigadores Principais de cada projeto, durante os últimos seis anos de duração do programa, entre 2018 e 2023.

2º Concurso para apresentação de propostas de Projetos Conjuntos

Foram apoiados 21 projetos com um investimento conjunto da FCT e da AKDN de cerca de 5 milhões de euros, que envolveram instituições de 13 países africanos: África do Sul, Angola, Burkina Faso, Cabo-Verde, Gana, Guiné-Bissau, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Tanzânia, São Tomé e Príncipe. Nesta edição procurou-se apoiar novas iniciativas e colaborações entre instituições de investigação científica e académica portuguesas, africanas e da AKDN, com o objetivo de desenvolver parcerias internacionais que contribuíssem para reforçar as capacidades de investigação, incentivando e fortalecendo competências e capacidades científicas, técnicas, humanas e sociais dirigidas ao progresso da Qualidade de Vida em África.

A lista dos projetos encontra-se disponível aqui.

À semelhança do 1º concurso, a FCT e a AKDN decidiram criar um Comité de Acompanhamento e Avaliação Externo (ESRP na sigla inglesa) para avaliar o progresso dos trabalhos alcançados pelos projetos e os seus resultados. A Presidência do ESRP é novamente assegurada pelo Professor António Rendas e composto por: Professor Mohamed Azzim Gulamhussen, Vlerick Business School / ISCTE-IUL Business School; Professor Jaime Nina, Instituto de Higiene e Medicina Tropical; Professor Pedro Pousão, instituto Português do Mar e da Atmosfera; Professora Helena Nazaré, Universidade de Aveiro; Professora Helena Vieira, Universidade de Aveiro.

  • Estado

    Ativo

  • Áreas de atuação

    Ciências agrárias
    Ciências da engenharia e tecnologias
    Ciências naturais
    Ciências Sociais
  • Partilhar