Saltar para o conteúdo principal

Portugal capta mais 3 bolsas “Proof of Concept” do ERC

Logo ERC Proof Concept

Portugal assegurou três novas bolsas Proof of Concept (PoC) atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), cada uma no valor de 150.000 euros. Este financiamento destina-se a apoiar investigadores de excelência nos primeiros passos da comercialização ou aplicação social dos resultados da sua investigação de fronteira.

Os projetos financiados pelo Proof of Concept têm como objetivo específico a transferência de conhecimento e a introdução de direccionalidade à investigação fundamental e às fases iniciais de Inovação. Sendo um concurso restrito a ERC Grantees (investigadores com bolsa ERC), com projetos ativos ou recentemente concluídos, permite que as ideias financiadas pelo ERC possam iniciar um caminho para o mercado ou para a criação de soluções com impacto direto na sociedade.

Os projetos que serão desenvolvidos em Portugal são:

  • “Metasurface beam shapers for aerospace high-power laser links” [Highlight]: liderado por Marco Piccardo, do INESC-MN/IST, representa o primeiro projeto Proof of Concept associado à Starting Grant de 2024 (“Space-Time and Vectorial Meta-Optics for High-Power Structured Laser-Matter Interactions”);
  • “A Novel 3Rs Microphysiological Alternative Platform for Parkinson’s Disease” [ReMAP-PD]: coordenado por Cláudia Nunes Santos, NIMSB/NOVA, é relativo à Starting Grant 2018, que irá ser concluída brevemente (“Zooming the link between diet and brain health: how phenolic metabolites modulate brain inflammation”);
  • “Metabolic Reprogramming for Neuronal Differentiation” [MetaBoost]: conduzido por Catarina Homem, NOVA-NMS, no âmbito da Starting Grant 2017 (“Metabolic and Timed Control of Stem Cell Fate in the Developing Animal”), que tira partido da possibilidade de poder submeter candidaturas a este instrumento de financiamento do ERC, mesmo após a conclusão do seu projeto.

Estes três projetos nacionais foram selecionados na segunda ronda de candidaturas às bolsas PoC do concurso de 2025 e somam-se a outros três anunciados na primeira ronda.

Em resumo, os resultados desta ronda do ERC Proof of Concept confirmam 136 projetos para financiamento, correspondendo a uma taxa de sucesso de aproximadamente 34% e a um investimento europeu de 20,4 milhões de euros. Os projetos serão desenvolvidos em 18 países europeus ou países associados ao programa-quadro Horizonte Europa.

De acordo com o programa de trabalhos de 2026 do ERC, os investigadores terão a oportunidade de submeter propostas em março e setembro de 2026.

Durante o anterior programa-quadro de financiamento europeu para a investigação e inovação, Horizonte 2020 (2014-2020), foram financiados 15 projetos em Portugal no contexto das ERC Proof of Concept. Num momento em que se iniciam os últimos dois anos do Horizonte Europa, Portugal atinge agora a marca de 22 projetos ERC Proof of Concept.

A FCT tem vindo a desenvolver um conjunto de programas inovadores no panorama europeu cobrindo os vários momentos da participação nacional nos concursos do ERC, com um significativo retorno do investimento realizado. No âmbito do ERC-Portugal e dos seus programas-eixo (ERC-PT Pre-Assessment, ERC-PT A-Projects, e o ERC-PT Careers), e em menos de dois anos, foram apoiados um total de 190 investigadores, com um investimento de 6,4 M€ de fundos PRR, e com captação de financiamento do ERC com a “impressão digital” do Programa ERC-Portugal de 23,1 M€. Nota-se ainda no âmbito do ERC-PT Pre-Assessment, a criação de um Colégio Anual de Avaliadores com 82 Membros, todos ex-avaliadores do ERC, e cobrindo todas as áreas científicas.