Programa CYTED 2025 lança concurso para o apoio a Redes Temáticas

Até ao dia 2 de maio de 2025, encontram-se abertas as candidaturas ao Programa CYTED 2025. A convocatória anuncia o financiamento para as redes temáticas que envolvam equipas de investigação de, pelo menos, seis países membros do programa e os projetos devem centrar-se numa das linhas temáticas estabelecidas pelo CYTED – Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.
As linhas temáticas abertas são: 1 – Agroalimentar, 2 – Saúde, 3 – Promoção do desenvolvimento industrial, 4 – Desenvolvimento sustentável, alterações globais e ecossistemas, 5 – Tecnologias da informação e da comunicação, 6 – Ciência e sociedade e 7 – Energia.
O financiamento do Programa CYTED destina-se às atividades de coordenação das redes temáticas e tem um limite máximo de 20 mil euros por ano, concedido para a mobilidade dos grupos constituintes, a organização de workshops e formações e publicações.
Os projetos selecionados receberão financiamento por um período máximo de 48 meses e terão acesso a uma vasta gama de recursos e serviços oferecidos pelo CYTED, para apoiar a execução dos projetos e a divulgação dos resultados obtidos.
Este programa, em funcionamento desde 1984, visa fomentar a cooperação científica e tecnológica entre os países ibero-americanos e já financiou mais de 5.000 projetos e 26.000 investigadores ao longo dos anos.
A FCT representa Portugal no Programa CYTED, onde os investigadores portugueses, atualmente, marcam presença em 28 redes temáticas, coordenando três delas. A presente convocatória constitui uma oportunidade para os investigadores portugueses aumentarem a sua participação em rede com instituições e investigadores do espaço ibero-americano e usufruírem dos financiamentos para colaboração em projetos de I&D de elevado impacto nas áreas prioritárias do programa CYTED.
Os investigadores interessados em participar podem encontrar mais informações sobre a convocatória e os requisitos de elegibilidade no sítio Web oficial do CYTED.