A DUT – Driving Urban Transitions, é uma Parceria Europeia sob a égide do programa comunitário para o financiamento da Investigação e da Inovação Horizonte Europa (2021-2027), formada por iniciativa da Comissão Europeia, países-membros e organizações nacionais, que visa enfrentar os desafios da transição urbana, envolvendo comunidades regionais, municipais e locais. Esta parceria tem por base os mais de 10 anos de experiência da Iniciativa de Programação Conjunta (IPC) Urban Europe.
A DUT reúne, atualmente, mais de 60 organizações de 27 países, envolvendo agências nacionais de apoio à investigação em ciência e tecnologia e organismos responsáveis por políticas de desenvolvimento regional/urbano, com vista a investir em I&I de âmbito urbano e fortalecer um ecossistema europeu de inovação para as transições urbanas.
Integram a DUT a FCT, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Direção-Geral de Energia e Geologia e a Direção-Geral do Território.
Objetivos da DUT
A DUT pretende criar uma comunidade robusta em torno das transições urbanas e estabelecer uma plataforma de investigação e inovação de renome que ajudará as cidades a tornarem-se mais sustentáveis, inclusivas e habitáveis. Do conjunto de novas parcerias no quadro do HE, a DUT é a única que aborda o desenvolvimento urbano na sua complexidade, com uma ligação estreita à missão europeia de 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima.
O objetivo é constituir, em conjunto com a Comissão Europeia, uma rede de conhecimento e de massa crítica a nível europeu em constante crescimento, assente no favorecimento da investigação e da inovação, com vista ao financiamento de projetos de transição urbana de âmbito transnacional em torno de três eixos estratégicos da DUT, denominados Transition Pathways.
Eixos estratégicos da DUT
Muitos dos grandes desafios contemporâneos devem ser enfrentados dentro das cidades e pelas comunidades urbanas. A DUT ambiciona enfrentar esses desafios de forma integrada e interrelacionada para oferecer aos decisores nos municípios, nas empresas e na sociedade os meios para atuar e possibilitar as transformações urbanas necessárias.
Os três eixos seguintes formam os Transition Pathways da DUT:
- TP Bairros de Energia Positiva: otimiza o sistema energético local, concretizando em ações a eficiência energética, a flexibilidade e a geração de energia local a partir de fontes renováveis. O objetivo é favorecer a transição energética (urbana) e neutralidade climática, integrando-as nos processos de planeamento urbano.
- TP Cidade 15-Minutos: repensa o sistema de mobilidade existente e a morfologia urbana para incentivar escolhas de mobilidade sustentável, redistribuir o espaço urbano e reorganizar as atividades diárias para tornar as cidades mais neutras em termos de clima, habitáveis e inclusivas.
- TP Economias Circulares Urbanas: promove o desenho de lugares urbanos caracterizados pelo urbanismo regenerativo, como comunidades e bairros verdes, inclusivos e habitáveis que são sustentados por economias urbanas circulares e fluxos de recursos.
A DUT – Driving Urban Transitions lançou o primeiro concurso em 2022. Poderá encontrar mais informação aqui.