Saltar para o conteúdo principal

Espaço Europeu de Investigação

O Espaço Europeu de Investigação (EEI) foi lançado em 2000, no contexto da Estratégia de Lisboa, com o propósito de abordar o problema da fragmentação dos sistemas de Investigação & Inovação (I&I) europeus. O EEI pretende assim constituir-se como uma área unificada para a investigação, promovendo a livre circulação de investigadores, de conhecimento científico e de tecnologia dentro da União Europeia, e contribuindo também para a competitividade da indústria europeia, através de ciência e inovação orientadas para o talento e assentes na excelência, na competitividade e na abertura.

Lançado em 2020, o novo EEI visa melhorar o panorama da I&I na Europa, acelerar a transição da UE para a neutralidade climática e a liderança digital, apoiar a sua recuperação do impacto social e económico da crise do coronavírus e reforçar a sua resiliência contra crises futuras. Estão definidos quatro objetivos principais do novo EEI:

  • Dar prioridade aos investimentos e às reformas no domínio da I&I, a fim de facilitar a transição ecológica e digital, apoiar a recuperação da Europa e aumentar a sua competitividade.
  • Melhorar o acesso dos investigadores a instalações e infraestruturas de excelência em toda a UE.
  • Transferir os resultados para a economia, a fim de impulsionar os investimentos das empresas e a aceitação pelo mercado dos resultados da investigação, bem como de promover a competitividade e a liderança da UE no contexto tecnológico global.
  • Reforçar a mobilidade dos investigadores e a livre circulação de conhecimentos e tecnologias, através de uma maior cooperação entre os Estados-Membros, a fim de garantir que todos beneficiam da investigação e dos seus resultados.