Apoios

A FCT apoia a comunidade científica em Portugal através de diferentes instrumentos de financiamento, dirigidos a cientistas, equipas de investigação e centros de I&D. São estes instrumentos que permitem à FCT apoiar a formação avançada, a investigação e desenvolvimento, a criação de infraestruturas de investigação e o acesso às mesmas, promover redes e colaborações internacionais, conferências, comunicação de ciência e interagir com as empresas.

Os apoios que a FCT promove estão abertos a investigadores de qualquer nacionalidade, em todas as áreas do conhecimento.

Instrumentos de Financiamento

Esta secção apresenta informação sobre os vários tipos de financiamento disponíveis, incluindo aqueles que a FCT coordena a nível internacional. De um modo geral, cada tipo de apoio é atribuído através de concursos competitivos, em que as candidaturas recebidas passam por um rigoroso processo de revisão por pares, com a participação de revisores independentes.
A lista de concursos abertos está disponível na secção Concursos, que apresenta também os já encerrados.

Bolsas

Bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento atribuídas em concursos com candidaturas individuais. Inclui bolsas de doutoramento em empresas, e outros tipos de bolsas para licenciados, em diferentes fases da carreira.

Programas de Doutoramento

Com uma forte base de investigação científica, estes programas de Doutoramento são propostos por centros de I&D, universidades e/ou empresas.

Contratação de Doutorados

Programas de apoio à contratação dos melhores doutorados para os centros de I&D nacionais.

Projetos de I&D

Diferentes tipos de apoio para os projetos de investigação mais inovadores e ambiciosos, em todas as áreas do conhecimento.

Instituições de I&D

Financiamento base e estratégico para centros de I&D avaliadas pela FCT.

Infraestruturas de Investigação

Apoio a programas de re-equipamento e para a criação e manutenção de um roteiro nacional de infraestruturas de investigação.

Cooperação Internacional

Acesso a fontes de financiamento e redes internacionais (incluindo o Horizonte 2020), para colaborações com investigadores noutros países.

Fundo de Apoio à Comunidade Científica

Apoio a iniciativas relacionadas com a atividade de investigação: reuniões, publicações, sociedades científicas, e outros.

Protocolos

Apoio em áreas específicas, através de protocolos com organizações nacionais e internacionais.

Prémios

Atribuídos em reconhecimento de trabalho realizado, em qualquer área do conhecimento.