1.º Concurso Transnacional da Parceria Europeia One Health – Antimicrobial Resistance
A Parceria Europeia One Health – Antimicrobial Resistance (OH-AMR), que integra a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), lança no próximo dia 18 de novembro o seu primeiro concurso transnacional conjunto para financiamento de projetos de investigação e inovação, sob o tema “New treatments to tackle AMR”. Este concurso envolve a participação de instituições de financiamento de 28 países e pretende apoiar projetos que contribuam para desenvolver novas abordagens para combater a resistência aos antimicrobianos.
As propostas de investigação e inovação submetidas a concurso devem incidir sobre um dos seguintes temas:
- Identificar e desenvolver novos tratamentos combinados, utilizando antimicrobianos já existentes ou inovadores, ou a combinação de antimicrobianos com tratamentos complementares, com o objetivo de prolongar a eficácia dos medicamentos e combater a resistência.
- Desenvolver ferramentas e métodos para melhorar a adesão aos protocolos de tratamento.
- Avaliar o impacto da utilização de antimicrobianos na medicina veterinária e na agricultura sobre o risco de transmissão da resistência aos antimicrobianos (RAM) para os seres humanos e para o ambiente, com vista a informar políticas que restrinjam o uso de determinados antimicrobianos na medicina humana.
As candidaturas podem ser submetidas de 18 de novembro de 2025 a 2 de fevereiro de 2026, até às 12h00 (hora de Portugal Continental). Para apoiar os potenciais candidatos, será realizado um webinar informativo, a ter lugar no dia 26 de novembro, às 13h00 (hora de Portugal Continental).
Mais informações sobre o concurso estão disponíveis na página da parceria e, após o lançamento, será publicada informação adicional.
A Parceria OH-AMR é cofinanciada pelo programa Horizonte Europa e promove uma abordagem integrada One Health, que envolve saúde humana, animal, vegetal e ambiental, com o objetivo de prevenir e controlar a resistência aos antimicrobianos (AMR). Reúne 53 entidades de 30 países, incluindo Portugal, representado pela FCT e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).