7.ª Edição do Programa Promove apoia 33 novos projetos para valorizar o Interior
A 7.ª edição do Promove – O Futuro do Interior, um programa da Fundação ”la Caixa”, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e com a colaboração com o BPI, concedeu apoios a fundo perdido de 6.4 milhões de euros a um total de 33 projetos e 20 ideias inovadoras, destinados a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.
A lista de vencedores desta edição de 2025, que recebeu um total de 125 candidaturas, inclui 14 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores, 19 projetos-piloto e 20 ideias inovadoras.
Os projetos apoiados repartem-se entre as regiões do Centro (13), Alentejo (13), Norte (6) e Algarve (1). Entre os premiados estão, por exemplo, projetos que usam a Inteligência Artificial (IA) para criar um arquivo digital multilingue que documente a histórias de migrantes e refugiados; projetos de valorização do património natural e cultural, como os moinhos de água do Guadiana; projetos de valorização de produtos ou subprodutos, como o uso do bagaço da azeitona para aumentar a resiliência climática dos cereais ou facilitar a gestão de águas residuais.
Nesta 7.ª edição, a FCT contribuiu com 1,3 milhões de euros exclusivamente destinados à promoção de projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior, tendo por base o conhecimento e a inovação numa perspetiva de valorização dos recursos e competências locais e de reforço dos recursos humanos qualificados.
Ao longo de sete edições, o Programa Promove mobilizou mais de 23,4 milhões de euros de investimento total (mais de 6,3 milhões de euros da FCT) destinados a apoiar a valorização do interior de Portugal. Desde 2019, já foram apoiados 132 projetos e 47 ideias inovadoras.
Conheça os resumos dos projetos vencedores da 7.ª edição do Programa Promove e as ideias que contribuem para a valorização do Interior.
As candidaturas para a 8.ª edição do Programa Promove iniciam a 27 de novembro de 2025 e irão decorrer até 29 de janeiro de 2026.