Saltar para o conteúdo principal

Ações Piloto do projeto AANChOR do programa Oceano da FCT vencem Atlantic Project Award

Premio AANchor

A FCT, que através do programa Oceano coordena o Projeto AANChOR, recebeu o Atlantic Project Award, na categoria International Cooperation. A candidatura foi efetuada pelo consórcio internacional através do líder da Comunicação, EurOcean, instituição de cariz europeu sediada em Portugal. O prémio será atribuído no dia 1 de dezembro de 2022, em Cádiz, na 9th Atlantic Platform Stakeholder Conference.

As ações piloto conjuntas implementadas no âmbito do projeto AANChOR foram distinguidas devido à sua contribuição inovadora para a implementação da dimensão internacional do Plano de Ação para o Atlântico 2.0, através da All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance, e para a implementação de outros processos de diplomacia científica europeus e internacionais, como o Pacto Ecológico Europeu e a Década das Nações Unidas para a Ciência do Oceano. Baseadas nos princípios de co-responsabilidade, co-desenho e co-implementação, as seis ações piloto conjuntas do projeto AANChOR resultam de um processo de consulta colaborativa de cerca de 70 peritos de 18 países na orla Atlântica. As ações reúnem um conjunto vasto de instituições relevantes de ambos os lados do Oceano Atlântico, maximizam iniciativas existentes e fundos disponíveis e têm uma ambição de longo prazo apoiada pelos signatários da Declaração de Belém.

Atualmente, estas 6 ações piloto conjuntas focam áreas transversais de cooperação e áreas temáticas relevantes para o reforço da investigação e inovação no Oceano Atlântico. As ações piloto conjuntas estão a criar redes Atlânticas por meio da organização de reuniões, workshops, cursos e atividades de formação técnica, desenvolvimento de portais one stop-shop, assinatura de termos de referência, desenvolvimento de roteiros e planos, entre outros.

Sendo uma atividade a longo-prazo, as ações piloto conjuntas no âmbito do projeto AANChOR terão um impacto ao longo do tempo, podendo referir-se que de momento já estão a contribuir para: criar sinergias entre as iniciativas existentes no Atlântico; fomentar novos modelos de cooperação numa abordagem coordenada e baseada em rede; promover atividades conjuntas; e aumentar a eficiência operacional da investigação marinha.

Foto ©AANChOR