Associação COST regista recorde de propostas submetidas às novas redes colaborativas
A Associação COST –European Cooperation in Science and Technology divulgou recentemente a análise inicial das candidaturas submetidas ao concurso que irá conduzir à aprovação de 70 novas redes colaborativas (COST Actions) em 2026, revelando uma mobilização significativa da comunidade científica europeia e nacional. Num processo altamente competitivo, foram submetidas mais de mil propostas e Portugal destaca-se, uma vez mais, com uma participação elevada, demonstrando a vitalidade e o interesse contínuo dos investigadores nacionais em liderar e colaborar em iniciativas que promovem a circulação de conhecimento e a inovação aberta no Espaço Europeu da Investigação.
Manifestação de interesse a integrar o Comité de Gestão de uma Ação COST
Encontra-se também aberto o processo de nomeação para os Comités de Gestão (Management Committees). Cada Ação COST pode integrar até dois investigadores afiliados a instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no seu órgão decisor. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), enquanto entidade coordenadora nacional, estabeleceu a data de 6 de janeiro para a recolha de manifestações de interesse que tenham sido enviadas depois de julho de 2025, ou que venham a ser submetidas até ao prazo estabelecido.
A COST tem como missão fundamental apoiar a criação de redes de colaboração abertas e bottom-up, permitindo que investigadores de toda a Europa desenvolvam as suas ideias livremente. Estas redes são cruciais para o avanço do conhecimento e para a capacitação dos seus participantes. Os investigadores interessados em integrar estas dinâmicas de cooperação devem consultar a lista completa de Ações ativas e os procedimentos detalhados para a manifestação de interesse na secção de “Legislação e Regulamentos” da página dedicada à COST no site da FCT.