Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

Cátedra Fernão Magalhães realizou congresso no Chile

Tópicos
Notícia Fernão Magalhães

A Cátedra Fernão Magalhães, da Universidad de Playa Ancha, no Chile, realizou um encontro nos dias 17 e 18 de janeiro em homenagem ao Navegador Português Fernão de Magalhães. A iniciativa contou com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e do Centro de Estudos Avançados da Universidade de Playa Ancha.

No decorrer do evento, os debates incidiram sobre tópicos de História e de Literatura, em permanente dialética entre o passado e o presente. A FCT esteve representada no evento através da vogal do Conselho Diretivo da FCT, Amélia Polónia, que focou a sua intervenção no paralelismo entre mecanismos de globalização e no funcionamento de redes de cooperação, no passado e no presente. Apresentou também iniciativas que foram levadas a cabo no âmbito da EMCFM – Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação(2019-2022), patrocinada pelo governo português, em particular, as decorrentes dos contributos da FCT e da FCCN, no âmbito da investigação, inovação e divulgação de conhecimento em livre acesso.

Com início em 2019 e término em 2022, as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação Comandada pelo Navegador Português Fernão de Magalhães envolveram diferentes atividades, entre as quais um programa de investigação e inovação nas áreas associadas à circum-navegação. A FCT criou assim um Programa de I&D, o concurso Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação – 2019, que selecionou oito projetos.

A viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães, a partir de 1519, foi a primeira viagem completa em torno do globo cuja herança cultural e relevância no plano patrimonial se mantêm até hoje.

Foto: Plataforma Digital Fernão de Magalhães